O Valência venceu hoje por 2-1 o Levante, para a 23.ª jornada da Liga espanhola de futebol, e recuperou o terceiro lugar, a 16 pontos do FC Barcelona, que empatou a 0-0 com o Getafe.
Ao fim de seis jogos, o Valência, com Gonçalo Guedes e Rúben Vezo no ‘onze’, beneficiou de dois erros do árbitro David Devié, que invalidou um golo ao Levante e ‘descobriu’ uma grande penalidade num alegado derrube de Róber Pier, regressando aos triunfos e reassumindo o terceiro lugar, entregue no sábado ao Real Madrid.
Santi Mina, aos 17 minutos, colocou o Valência em vantagem, ao responder de cabeça a um canto cobrado por Dani Parejo, mas Sérgio Postigo, aos 18, empatou, na sequência de um canto curto de José Campaña, que já representou o FC Porto.
O Levante marcou aos 64 minutos por Coke, na sequência de um pontapé de canto, mas o árbitro entendeu que houve uma falta prévia ao cabeceamento do defesa e não sancionou o golo.
Praticamente na jogada seguinte, o Valência desfez a igualdade e chegou à vantagem pelo argentino Luciano Vietto, aos 65 minutos, na sequência de uma jogada individual de Carlos Soler, que contou ainda com um desvio de Santi Mina.
O Valência aumentou para 3-1 na transformação de uma grande penalidade por Dani Parejo, aos 89 minutos, a punir um alegado derrube de Rober Pier ao italiano Simone Zaza, que não existiu.
Com os três pontos conquistados, o Valência reassumiu o terceiro lugar, agora com 43, mais um do que o Real Madrid e a 16 do líder FC Barcelona, que perdeu pela segunda vez pontos em casa, ao empatar a 0-0 com o Getafe.
Desde 19 de setembro de 2016 que os ‘blaugrana’ não ficavam em branco num encontro em casa para o campeonato, mas, mesmo com o regressado Dembelé, não conseguiram ultrapassar o Getafe, que dispôs da última oportunidade do encontro, já nos descontos, num remate de longe do português Antunes.
Com o segundo empate consecutivo na liga, o FC Barcelona, ainda invicto, viu o Atlético de Madrid, que no sábado venceu o Málaga (1-0), ficar a sete pontos, e o rival Real Madrid, quarto, a uns distantes 17, mesmo tendo menos um jogo.
O Sevilha, última equipa em zona de apuramento europeu, venceu em casa o Girona, por 1-0, com Pablo Sarabia a marcar o único golo da partida, aos 46 minutos, já depois de Sergio Rico ter defendido uma grande penalidade.
Celta de Vigo e Espanyol empataram a 2-2, alternando entre si a marcação dos golos. Léo Baptistão, aos 10 minutos, e Gerard Moreno, aos 87, marcaram para o Espanyol, enquanto o uruguaio Maximiliano Gómez, aos 32 e 80 minutos, marcou para o Celta.
O Celta de Vigo segue na sétima posição, com 32 pontos, enquanto o Espanyol é 15.º, com os mesmos 26 da Real Sociedad (14.º).
Comentários