O Villarreal isolou-se hoje, à condição, na liderança da Liga espanhola de futebol, ao vencer em casa o Atlético de Madrid por 1-0, em encontro da sexta jornada da prova.

Um golo solitário do ex-‘colchonero’ Léo Baptistão, aos 14 minutos, selou o triunfo do ‘submarino amarelo’, que passou a somar 16 pontos, provisoriamente mais três do que o Celta de Vigo, de visita, ainda hoje, ao reduto do Eibar.

Na formação madrilena, que se manteve com 12 pontos e recebe quarta-feira o Benfica, na segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, o português Tiago atuou os 90 minutos, enquanto os ex-portistas Óliver e Jackson foram substituídos.

Ao contrário do Villarreal, o Real Madrid falhou os 16 pontos, ao empatar a zero na receção ao Málaga, numa tarde muito desinspirada do ataque dos madrilenos, especialmente do português Cristiano Ronaldo.

A um golo de igualar Raúl González como melhor marcador da história dos ‘merengues’, Ronaldo desperdiçou ocasiões para ‘todos os gostos’ e acabou o jogo a tentar, em desespero, marcar com a mão, o que lhe custou um amarelo, aos 90+4.

Entre outras ocasiões perdidas, o português atirou por cima da barra aos seis, 10, 39 e 90+3 minutos, foi ‘barrado’ pelo ‘intransponível’ Kameni aos 35 e 47, atirou ao lado aos 44, 50 e 65 e contra a ‘muralha’ defensiva contrária aos 58.

O Málaga, que ficou com 10 aos 77 minutos, por expulsão do marroquino Amrabat, também teve ocasiões, a última já nos descontos, pelo português Ricardo Horta, entrado aos 80. Ainda não marcou, em seis jornadas.

Com este ‘nulo’, o Real Madrid foi ultrapassado pelo Villarreal e também pelo FC Barcelona, vencedor por 2-1 na receção ao Las Palmas, graças a um ‘bis’ do uruguaio Luis Suárez.

Os campeões em título deixaram para trás os ‘merengues’, mas perderam, por dois meses, devido a lesão, o argentino Lionel Messi.

Sexta-feira, no arranque da ronda, o Valência, de Nuno Espírito Santo, recebeu e bateu o Granada por 1-0, graças a um tento do central alemão Mustafi, aos 26 minutos, e passou a contar nove pontos.