O Villarreal venceu hoje por 1-0 o Valência, para a 36.ª jornada da Liga espanhola de futebol, liderada pelo FC Barcelona, e tirou partido da derrota do Betis para ficar a dois pontos do quinto lugar, com menos um jogo.

Mario Gaspar, aos 86 minutos, foi o autor do golo da vitória do Villarreal na receção ao Valência, dos portugueses Rúben Vezo e Gonçalo Guedes, quarto classificado, que praticamente abdica da perseguição ao Real Madrid, terceiro, com mais quatro pontos e menos dois jogos.

O Athletic venceu em casa o Betis, por 2-0, com golos de Iker Muniain, aos 76 minutos, e Aritz Aduriz, aos 90+2, e ascendeu provisoriamente ao 13.º lugar, com 43 pontos, a três da Real Sociedad (11.º) e do Celta de Vigo (12.º), ambos com 46.

No meio da tabela, o Eibar (10.º), de Paulo Oliveira, foi vencer a casa do Girona (9.º), por 4-1, com golos de Kike, aos 09 e 38 minutos, Joan Jordán, aos 80, e do japonês Takashi Iumi, aos 89. Aday, aos 55 minutos, marcou para o Girona.

Já virtualmente despromovido à II divisão, o Deportivo empatou a 1-1 em casa do Celta de Vigo. O uruguaio Maximiliano Gómez colocou o Celta de Vigo em vantagem aos 13 minutos, mas Lucas Pérez empatou para a equipa da Corunha aos 90+1.

A 36.ª jornada prossegue domingo com os jogos Málaga-Alavés, Atlético de Madrid-Espanyol, Las Palmas-Getafe e FC Barcelona-Real Madrid e encerra segunda-feira com o Leganés-Levante.