O médio defensivo do Real Madrid, Xabi Alonso, anunciou a sua retirada da seleção espanhola esta quarta-feira. O anúncio foi feito no site oficial da federação espanhola de futebol. Depois de ter realizado 114 partidas pela “Roja”, o futebolista agradeceu a todos os treinadores e companheiros.

“Quero comunicar a que dou por finalizada a minha etapa na seleção espanhola. O mais difícil é saber quando dizer adeus e, depois de pensar muito, acredito que este momento chegou. Ponho fim a uma etapa gloriosa com a seleção que começou há onze anos, tendo feito parte de uma geração histórica que cumprio o sonho de milhões de adeptos, conseguindo algo único como um Mundial e dois Campeonatos da Europa em quatro anos”, começou por dizer em comunicado.

“Quero agradecer aos meus treinadores, companheiros e empregados desta casa [Federação espanhola] e aos milhões de adeptos que sempre me mostraram o seu carinho e respeito. Iñaki Sáez, Luis Aragonés e Vicente del Bosque [treinadores de Espanha] são figuras que sempre levarei comigo por me terem feito acreditar de uma maneira decisiva nas minhas qualidades profissional e pessoal”, acrescentou depois.

“Agradeço à Real Sociedad, Liverpool e Real Madrid por me abrirem as portas para fazer parte de um sonho único. Todos estes clubes sempre me ajudaram e apoiaram para tornar este sonho realidade. Por último quero deixar o mais sincero agradecimento aos adeptos. Com eles sonhamos juntos e partilhamos a glória. Levo muitos momentos memoráveis em que os protagonistas foram vocês. Desejo muita sorte a quem continuar a lutar por esta camisola, tendo absoluta convicção que atingirão novos êxitos”, concluiu o basco de 32 anos.