É um dos nomes incontornáveis do Barcelona, clube onde realizou 17 épocas no plantel sénior e onde venceu 25 títulos. O médio Xavi deu uma entrevista exclusiva ao jornal O Jogo e sinalizou quem é que, para ele, é o jogador mais completo com quem jogou.

"Diria que o jogador total é Messi. Para mim é o melhor de sempre e penso que não voltaremos a ver um jogador tão poderoso em todas as facetas do jogo. É um playmaker, um finalizador, um líder natural. Marca faltas, penáltis, é um assistente, um goleador, é tudo em campo. Por isso, quando o comparam com Cristiano ou com outros do passado, para mim não há comparação possível, é o futebolista completo.", começou por dizer.

"E não digo isto só por uma questão de cor, de emblema. Joguei com Ronaldinho, Eto"o, Deco, Rivaldo, o Fenómeno Ronaldo. Alguns dos melhores do mundo, de sempre, e desfrutei muito, sobretudo porque era um passador, foi divertido jogar com eles. Mas como Messi não vi nenhum. A forma como desfruta do jogo e contagia os colegas. Foi maravilhoso jogar com ele.", afirmou o médio, que sinalizou os momentos mais felizes da sua carreira.

"Sempre que ganhámos e quando fizemos história. Na Espanha, conquistar um Mundial e dois Europeus tudo de seguida parecia impensável quando em 2004 fomos eliminados por Portugal. Se então nos dissessem que, em dez anos, ganharíamos três títulos ninguém acreditaria, chamar-nos-iam loucos. Mas ganhámos, tornámo-nos muito respeitados e agora a Espanha é uma das favoritas para ganhar também este campeonato do mundo."

"Hoje a seleção e o Barcelona estão no topo do futebol e isso aconteceu graças a uma geração de que fiz parte. O Barça de Guardiola é considerado uma das melhores equipas da história do futebol. Saber que fizemos história é incrível e quando vamos a outro país e percebemos o respeito que nos têm, é muito bom. Não foi só o ganhar, foi a forma como ganhámos.", explicou, referindo que vencer um Mundial é inesquecível.

"Sim, o Mundial é único. Tal como sucede com a Champions ao nível de clubes. Ainda para mais só é disputado de quatro em quatro anos e quando lá vais tens sempre a sensação de que pode ser a última vez que lá estás e tens de aproveitar a oportunidade."

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.