O diretor desportivo do FC Barcelona, Andoni Zubizarreta, assumiu hoje a sua responsabilidade na sanção imposta ao clube pela FIFA, que proibiu a contratação de futebolistas nas duas próximas janelas de transferências.

Zubizarreta assegurou que sente o apoio absoluto da direção do FC Barcelona, mas salientou que está sempre à disposição do presidente Josep María Bartomeu e dos interesses do clube.

O diretor desportivo considerou a sanção da FIFA, ratificada esta semana pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), “dura” e “muito desproporcionada, e prometeu que o "barça" vai contorná-la, apostando na formação e nos jogadores que estão emprestados.

Na terça-feira, o TAS manteve o castigo ao FC Barcelona, que fica impedido de inscrever novos jogadores nas duas próximas janelas de transferências, devido a irregularidades na contratação de futebolistas menores, punida pela FIFA.

“Não foi algo que nos tenha surpreendido. É evidente que preferíamos outra decisão, mas o nível do plantel é suficiente e isto deve servir de grande estímulo para os jogadores da filial”, disse Luis Enrique, na antevisão da partida com a Real Sociedad.

Na altura, o treinador dos “blaugrana” reconheceu que esta decisão vai fazer com que “todas as saídas sejam vistas à lupa”, alertando que se existem cláusulas de rescisão para jogadores que queiram sair.