Está tudo a postos para a última jornada da segunda fase da Liga 3. Se por um lado, já é conhecido um dos finalistas - a União de Leiria garantiu a subida direta aos campeonatos profissionais e assegurou um lugar na final -, por outro resta ainda apurar a segunda equipa promovida, bem como as equipas que irão disputar o play-off.
Toda a jornada irá realizar-se no sábado, entre as 15h00 e as 20h00.
Na Série 1 da Fase de Subida, o UD Leiria garantiu o regresso às provas profissionais ao vencer o SC Braga B, em casa, na jornada passada. Desta forma, resta apenas apurar-se o segundo classificado que irá disputar o play-off e, dessa forma, continuar a sonhar com a subida de divisão.
Alverca e SC Braga B ainda podem garantir esse tão desejado segundo posto e vão jogar entre si nesta derradeira ronda. Os ribatejanos estão em melhor posição e um empate ou uma vitória garante o regresso a uma fase da prova onde também estiveram na temporada passada. Já os minhotos sabem que só a vitória interessa e tentarão beneficiar do fator casa para os ajudar nesse objetivo.
No outro jogo, FC Felguerias e UD Leiria tentarão fechar da melhor maneira a participação nesta segunda fase da Liga 3.
Os dois jogos realizam-se em simultâneo, a partir das 18h00.
Na Série 2 da Fase de Subida, só o Amora FC tem o futuro definido e sabe que, independentemente do que acontecer, não sairá do quarto lugar. Por isso, a corrida resume-se a três equipas: CF Os Belenenses, Lank Vilaverdense e AD Sanjoanense.
Vamos às contas para o primeiro lugar:
- Os azuis do Restelo são a única que depende apenas de si e tudo o que precisam é de não perder na receção à AD Sanjoanense. Contudo, até uma derrota pode-lhes dar na mesma o primeiro lugar. Para isso, essa derrota não pode ser superior a dois golos e o Lank não pode ganhar.
- O que o Lank Vilaverdense precisa de fazer é vencer na receção ao Amora FC e esperar que a AD Sanjoanense leve a melhor no Restelo.
- Já a AD Sanjoanense tem o cenário mais complexo. Uma vitória não basta para conquistar o primeiro lugar. A formação de São João da Madeira precisa de vencer por mais de dois golos de diferença e esperar que o Lank Vilaverdense não vença o Amora.
Quanto às contas para o play-off:
- O CF Os Belenenses cai para o segundo posto em dois cenários:
- se perder por mais de dois golos de diferença e o Lank Vilaverdense não ganhar;
- se perder por menos de dois golos de diferença e o Lank Vilaverdense ganhar;
- O Lank Vilaverdense mantém-se na segunda posição igualmente em dois cenários:
- ganhar e o CF Os Belenenses não perder;
- não ganhar e a AD Sanjoanense não ganhar;
- Por sua vez, a AD Sanjoanense garante o play-off se:
- ganhar por mais de dois golos de diferença e o Lank Vilaverdense vencer;
- ganhar por menos de dois golos de diferença e o Lank Vilaverdense não ganhar;
Os dois jogos deste agrupamento realizam-se em simultâneo, no sábado, pelas 15h30.
Fase de Manutenção/Descida - Série 1
Na Série 1 da Fase de Manutenção / Descida, há ainda um despromovido por apurar. O AD Fafe já tem a permanência garantida e o CDC Montalegre já sabe que, na próxima temporada, irá jogar no Campeonato de Portugal. Falta agora saber qual das outras duas equipas - Varzim SC e SC São João Ver - continuará a disputar a Liga 3 e qual será despromovida.
O Varzim SC recebe o AD Fafe e garante a manutenção se vencer. Um outro resultado ficará sempre dependente do que o São João de Ver fizer na receção ao CDC Montalegre, pois em caso de empate ou derrota, o Varzim SC terá que esperar que os 'Malapeiros' não vençam.
Já o São de Ver para garantir a manutenção tem de vencer e esperar que o Varzim não vença.
Tudo se decidirá no sábado, com os dois jogos a arrancarem às 15h00.
Fase de Manutenção/Descida - Série 2
Na Série 2, o cenário é semelhante: uma equipa já garantiu a manutenção (CF Canelas) e outra já foi despromovida (Vitória SC B), restando apurar qual a outra equipa que se 'salva' e qual a outra que é relegada. As dúvidas estão entre União SC Paredes e Anadia FC.
As duas equipas jogam entre si, em Anadia, e o cenário é simples: em caso de vitória ou empate, o União SC Paredes salva-se. O Anadia FC precisa obrigatoriamente de vencer.
Os dois jogos do agrupamento disputam-se no sábado, pelas 15h00.
Fase de Manutenção/Descida - Série 3
Neste grupo, só uma equipa já tem o destino traçado: o Real SC estará a disputar o Campeonato de Portugal na próxima temporada. Os restantes sonham ainda com a permanência, numa jornada que tirará todas as dúvidas.
O Oliveira do Hospital lidera o agrupamento, com 15 pontos, e está numa posição muito confortável: basta não perder na deslocação ao Bonfim. Contudo, mesmo que perca, desde que seja por uma diferença inferior a dois golos ou mesmo que o Sporting CP B não vença, a permanência está assegurada.
O Sporting CP B recebe o Real SC e garante a manutenção em três cenários possíveis:
- caso vença;
- caso percam, precisam que a Oliveira do Hospital vença;
- caso empatem, precisam que o Vitória FC não ganhe;
Já o Vitória FC, que recebe então o FC Oliveira do Hospital, tem o cenário mais complexo de todos. Os sadinos garantem a manuntenção se:
- vencerem por mais de dois golos de diferença;
- vencerem e o Sporting B não ganhar
- empatarem e o Sporting CP B perder
Tudo ficará definido no sábado, com as duas partidas a arrancarem às 20h00.
Fase de Manutenção/Descida - Série 4
Este agrupamento já se encontra totalmente definido à entrada para a sexta jornada da segunda fase. Académica e Caldas SC já garantiram a manutenção e GD Fontinhas e LGC Moncarapachense já sabem que não disputarão a Liga 3 na próxima temporada.
Nesta ronda, os açorianos recebem a equipa do Caldas SC e os Estudantes recebem os algarvios. As duas partidas arrancam às 17h15 de Portugal Continental.
Comentários