A vitória do Ki Klaksvik sobre o Olimpija Ljubljana, na terceira jornada da fase de grupos da Liga Conferência Europa de futebol, entrou na história como o primeiro sucesso de um clube das Ilhas Faroé a este nível.

Até agora, nunca uma formação das Faroé tinha vencido uma partida em fase de grupos das competições europeias de futebol, tendo o Ki Klaksvik o conseguido hoje, com o 3-0 sobre o terceiro classificado da Eslovénia, treinado até há três semanas pelo português João Henriques.

A única equipa treinada por um português nesta competição é, agora, o Lille, orientado por Paulo Fonseca, formação que recebeu e venceu o Slovan Bratislava, por 2-1, passando a liderar o Grupo A, com sete pontos, mais um do que o Slovan e três do que o surpreendente Ki.

Entre ovelhas, fiordes e gelo, o milagre do KI Klaksvíkar é futebol em estado puro
Entre ovelhas, fiordes e gelo, o milagre do KI Klaksvíkar é futebol em estado puro
Ver artigo

Após três jornadas, a Liga Conferência continua muito disputada e apenas o turco Fenerbahçe e o grego PAOK conseguiram o pleno de triunfos.

O Fenerbahçe lidera o Grupo H, com nove pontos, após bater o Ludogorets, da Bulgária, por 3-1.

O PAOK, com Vieirinha e Rafa Soares no 'onze', fez ainda melhor e ganhou por 3-2 em Aberdeen, conservando a liderança do Grupo G, com mais três pontos do que o Eintracht Frankfurt, que goleou 6-0 o HJK, um dos dois resultados mais expressivos nos jogos de hoje.

Até aos 73 minutos, o Aberdeen liderava por 3-2, mas a ponta final do PAOK, que chegou à vitória aos 90+6, foi demolidora. O capitão Vieirinha fez o golo do empate, aos 84 minutos.

Dois dos clubes belgas envolvidos na competição, Gent e Club Brugge, continuam em grande e já começam a ter boas expectativas de passagem aos oitavos de final, depois das vitórias de hoje a confirmar a liderança dos respetivos grupos.

Para o Grupo B, o Gent goleou o Breidablik, por 5-0, e para o D o Club Brugge ganhou por 3-1 ao Lugano, com Martim Marques a jogar pelo clube suíço.

O Aston Villa teve uma vitória clara (4-1) em Alkmaar sobre o AZ, de Alexandre Penetra e Tiago Dantas, que lhe dá a vice-liderança do Grupo E, com os mesmos seis pontos que o Legia Varsóvia, de Josué e Yuri Ribeiro (com uma assistência), que ganhou por 2-1 em Zrinjski.

A outra goleada da noite aconteceu no Grupo F, com o 6-0 da Fiorentina ao Čukarički. Os italianos comandam o grupo, com cinco pontos, em igualdade com Genk e Ferencvaros, que empataram entre si, sem golos.

Vencedor em Zagreb por 1-0, o Viktoria Plzen comando o Grupo B, com seis pontos.