A nomeação de Artur Soares Dias para a final da Liga Conferência Europa de futebol é um reconhecimento do “trabalho de excelência” feito em Portugal, disse hoje o presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF).

Em declarações à agência Lusa, Luciano Gonçalves afirmou ainda que a nomeação é “um reconhecimento do trabalho de excelência que Artur [Soares Dias] tem desenvolvido com os seus assistentes”, Paulo Soares e Pedro Ribeiro, “e com o próprio Tiago Martins”, nomeado para as funções de videoárbitro.

Fez questão, no entanto, de dar os “parabéns” a toda a estrutura da arbitragem em Portugal, incluindo “ao Conselho de Arbitragem e ao seu presidente, José Fontelas Gomes”.

“É um reconhecimento desse valor deles e do trabalho que têm feito, mas, no nosso entender, vai muito além disso. É também um reconhecimento do trabalho de excelência que tem sido feito em Portugal e que é reconhecido lá fora”, comentou Luciano Gonçalves.

As nomeações da equipa portuguesa para o Campeonato da Europa e para a final da Liga Conferência Europa são, por isso, um “claro reconhecimento”, sendo que um bom desempenho de Artur Soares Dias no confronto entre Olympiacos e Fiorentina pode catapultar o árbitro português e a sua equipa para outros ‘voos’ no Euro2024.

“Não há dúvidas de que, correndo bem a final [da Liga Conferência Europa], como esperamos que corra, a probabilidade de ter sucesso no Europeu é maior”, reconheceu o dirigente associativo.

Por outro lado, a nomeação de Artur Soares Dias vem também dar outra visibilidade às funções de árbitro, o que pode incentivar os jovens a optar por esta carreira, no entendimento de Gonçalves.

“Vai ajudar muito a que os jovens percebam que têm aqui uma oportunidade, que ser árbitro é uma oportunidade e que conseguem também estar em grandes palcos, que, enquanto atletas, podem não conseguir”, lembrou o líder da APAF.

O árbitro português Artur Soares Dias vai arbitrar a final da Liga Conferência Europa, entre Olympiacos e Fiorentina, no dia 29 de maio, em Atenas, informou hoje a UEFA.

O árbitro da associação do Porto, de 44 anos, vai ser coadjuvado pelos árbitros os assistentes Paulo Soares e Pedro Ribeiro, enquanto Tiago Martins, que também vai estar no Campeonato da Europa de 2024, vai desempenhar as funções de videoárbitro (VAR).

Esta vai ser a quinta final europeia de competições de clubes com árbitros portugueses, depois de António Garrido e Pedro Proença terem dirigido as finais da Liga dos Campeões de 1979/80 e 2011/12, respetivamente, e de Vítor Pereira ter apitado a final da Taça UEFA de 2001/02 e da Supertaça Europeia de 2001.