O Gil Vicente despediu-se hoje da Liga Conferência Europa de futebol após nova derrota com o AZ Alkmaar, agora por 2-1, assim como o Dudelange, de Carlos Fangueiro, que ainda sonhou com a fase de grupos.
Em Barcelos, na segunda mão do ‘play-off’, a equipa portuguesa voltou a cair depois do pesado 4-0 sofrido nos Países Baixos há uma semana, resultado que praticamente já tinha sentenciado a eliminatória.
Hakon Evjen, aos 60 minutos, e Tijjani Reijners, aos 63, marcaram os golos do AZ Alkmaar, enquanto os minhotos reduziram por Boselli, aos 86.
O Gil Vicente estreou-se esta temporada nas competições europeias, superando Riga FC (1-1 e 4-0), na terceira pré-eliminatória, depois de ter sido quinto classificado na edição de 2021/22 da I Liga.
Com este desfecho, Portugal volta a não contar com nenhum representante na fase de grupos da Liga Conferência Europa, tal como em 2021/22, na edição de estreia.
No Luxemburgo, o Dudelange, campeão do seu país com Carlos Fangueiro, desperdiçou a última oportunidade que tinha em participar esta época numa fase de grupos de uma prova europeia, depois de já ter sido afastado nas fases preliminares da Liga dos Campeões e da Liga Europa.
A equipa do técnico português empatou na receção ao Lech Poznan (1-1), com Joel Pereira a fazer o valioso golo dos forasteiros, quando já tinha perdido na primeira mão, na Polónia, por 2-0.
Com mais ou menos dificuldades, West Ham, Fiorentina, Nice e Villarreal, este último semifinalista da última edição da ‘Champions’, confirmaram um lugar na fase de grupos da terceira prova da UEFA, que irá ter países estreantes.
O Vaduz, equipa do Liechtenstein, mas que disputa a Liga suíça, eliminou o Rapid Viena (1-0 na Áustria após 1-1 em casa) e tornou-se na primeira equipa do principado a chegar a uma fase de grupos da UEFA, assim como o Ballkani, mas a representar o Kosovo.
Comentários