O presidente do Vitória de Guimarães, António Miguel Cardoso, prometeu uma hoje uma equipa “com responsabilidade” e motivada para vencer os eslovenos do Celje, na primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Conferência Europa de futebol, na quinta-feira.

Na véspera do primeiro jogo oficial da temporada 2023/24, o dirigente frisou que os vimaranenses estão “ansiosos por começar a competir oficialmente” e mostrou-se “confiante e otimista” quanto ao desempenho da equipa treinada por Moreno na viagem à Eslovénia, apesar de ser preciso “lutar para que as coisas corram bem”.

“Vamos com muita responsabilidade, vamos levar as coisas muito a sério, vamos para a Eslovénia para trabalhar e para ganhar a eliminatória [que se conclui em 03 de agosto, com a segunda mão, em Guimarães]”, disse, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, localizado no concelho da Maia, antes do voo que vai transportar os vitorianos para a Eslovénia.

Sextos classificados da I Liga portuguesa de futebol em 2022/23, os minhotos têm de vencer a segunda pré-eliminatória, a eventual terceira pré-eliminatória e ainda o ‘play-off’ até 31 de agosto para atingirem a fase de grupos da prova da UEFA, pelo que o objetivo exige um “agosto complicado”, para o qual a equipa está motivada.

"O ideal era estar diretamente na fase de grupos, mas não é assustador. Temos uma equipa convicta daquilo que vale, estamos cheios de energia para jogar. Vamos ter um mês de agosto complicado, mas o importante é tê-lo complicado. Isso quer dizer que vamos passando eliminatórias. Estamos com saudades dos jogos oficiais, e, por isso, a motivação está ao máximo”, acrescentou.

António Miguel Cardoso vincou, contudo, que é preciso encarar a competição “passo a passo” e pediu “máximo respeito” pelo adversário de quinta-feira, vice-campeão da Eslovénia, agora treinado por Albert Riera, campeão daquele país na época transata pelo Olimpija Ljubljana.

Agradado com a pré-época, o dirigente salientou ainda que o clube vitoriano está “muito unido”, desde a massa adepta à equipa, passando pela equipa técnica e pela administração da SAD, tendo enaltecido a sintonia com o treinador, Moreno.

“No ano passado, tivemos alguns momentos conturbados no início da época. Neste ano, planeámos as coisas de outra forma. O Moreno está connosco desde o início. Estamos completamente alinhados no projeto do Vitória, muito satisfeitos com o que está a ser feito”, vincou.

O Vitória de Guimarães viaja hoje para a cidade eslovena de Maribor, deslocando-se posteriormente 80 quilómetros para sudoeste, rumo a Celje, onde joga no Estádio Z’dezele, na quinta-feira.

Se vencer a segunda pré-eliminatória, a equipa lusa defronta, na terceira pré-eliminatória, o vencedor da ronda entre o Balzan, de Malta, e o Neman Grodno, da Bielorrússia, em 10 e 17 de agosto.