A Roma foi até Inglaterra empatar com o Leicester a uma bola, em jogo da primeira-mão das meias-finais da Liga Conferência da UEFA. Rui Patrício foi titular nos romanos, Sérgio Oliveira entrou no segundo tempo e quase marcava. Ricardo Pereira jogou nos Foxes.

Numa eliminatória entre equipas que procuram o primeiro troféu europeu, Roma e Leicester procuram a oportunidade de serem os primeiros a vencer esta nova competição da UEFA.

No regresso a Inglaterra, Mourinho tentava um bom resultado nesta primeira-mão das meias-finais, numa prova que quererá vencer para somar o seu quinto título europeu, depois de duas Liga dos Campeões (FC Porto e Inter Milão) e duas Taça UEFA/Liga Europa (FC Porto e Manchester United). O técnico português quer fazer história e dar o primeiro troféu europeu à Roma.

A jogar em casa, o Leicester, que teve o português Ricardo Pereira a titular (Rui Patrício foi titular na Roma), também quer vencer a prova e deixar pela primeira vez a sua marca no futebol europeu em 138 anos de história, em que passou grande parte do seu passado a ‘saltar’ entre os primeiro e segundo escalões ingleses.

Marcou primeiro os romanos, aos 15 minutos, num lance de ataque rápido muito bem desenhado pelos pupilos de José Mourinho. Zalewski desceu na esquerda, serviu Lorenzo Pellegrini na hora certa para um remate forte e rasteiro que bateu Kasper Schmeichel.

Com mais bola e sempre a criar mais perigo, o Leicester pecava na finalização. A equipa de Brendan Rodgers era a melhor no King Power Stadium mas falta marcar. Golo esse que só surgiu aos 67 minutos por Mancini na própria baliza, após jogada entre Ademola Lookman e Harvey Barnes.

Mourinho lançou Sérgio Oliveira aos 69 no lugar de Zaniolo e o português quase que marcava aos 81. Sérgio Oliveira aproveitou um grande trabalho de Abraham na área para rematar forte, junto ao canto superior, de baixo para cima. Schmeichel respondeu com uma grande defesa.

Aos 78,o guarda-redes português Rui Patrício fez uma defesa monumental, a desviar a bola rematada pelo avançado nigeriano Kelechi Iheanacho.

No outro jogo da primeira-mão das meias-finais desta Liga Conferência, o Feyenoord venceu em casa o Marselha por 3-2. Dessers e Sinisterra colocaram os neerlandeses a vencer por 2-0, aos 18 e 20 minutos, os franceses reduziram aos 28 por Dieng e empataram aos 40 pelo brasileiro Gerson.

No início da segunda parte, o central croata Duje Caleta-Car ‘ofereceu’ literalmente o terceiro golo ao Marselha, com um atraso curto para o seu guarda-redes intercetado por Cyriel Dessers, que 'bisou', e o resultado não sofreu qualquer alteração até final.

O Marselha tenta vencer este troféu para voltar à ribalta do futebol europeu. O nove vezes campeão no seu país, a última em 2009/10, é a única equipa francesa a conquistar a Liga dos Campeões (a primeira edição do novo formato em 1992/93) e marcou presença, sem sucesso, em mais quatro finais, uma da Taça dos Campeões Europeus e três na Taça UEFA/Liga Europa.

Já o Feyenoord, 15 vezes campeão holandês (a última vez em 2016/17), também se pode ‘gabar’ de ter uma Taça dos Campeões Europeu no seu currículo, alcançada em 1969/70, mas, depois disso, ainda conquistou duas Taça UEFA, em 1973/74 e 2001/02.

A eliminatória está totalmente em aberto após os jogos da primeira mão das meias-finais, mas a Roma tem a pequena vantagem de a decisão ter lugar no Olímpico da capital italiana e o Feyennord tem a pequena vantagem de um golo, mesmo considerando que o segundo jogo se disputa no Vélodrome.

Os jogos da segunda mão realizam-se na próxima quinta-feira, 05 de maio, a partir das 20:00 (hora portuguesa), com a Roma a receber o Leicester e o Marselha a ser anfitrião do Feyenoord.

A final da primeira edição da Liga Conferência Europa está agendada para 25 de maio, na Arena Kombetare, em Tirana, na Albânia.

*Artigo atualizado