Vida complicada para o Santa Clara antes de rumar à Eslovénia para disputar a segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga Conferencia Europa da UEFA. De acordo com notícias vindas a público esta terça-feira, o clube açoriano estará a contas com dez casos positivos de COVID-19 no plantel.

Depois de abrir a I Liga com uma pesada derrota por 3-0 na visita ao Tondela, o Santa Clara ficou a estagiar em Penafiel e foi aí que alguns futebolistas terão testado positivo, nos testes PCR realizados no início da semana.

“A Santa Clara Açores, Futebol SAD informa que foram detetados dez casos positivos (nove atletas e um elemento de staff), na sequência dos mais recentes testes de diagnóstico da covid-19 realizados ao grupo de trabalho”, avança o clube em nota de imprensa.

O Santa Clara realça que os “elementos infetados já foram isolados do restante grupo” e que “rapidamente foram tomadas todas as medidas exigidas pelas entidades de saúde”.

“Pese embora as limitações que possam advir fruto destas baixas, a equipa irá procurar representar condignamente o país e a região, já na próxima quinta-feira, em jogo referente à Liga Conferência Europa diante do Olimpija”, acrescentam os açorianos.

No comunicado, o clube açoriano destaca que desde o início da pandemia o clube tem feito testes à covid-19 de forma semanal, “sendo que a última bateria de testes foi efetuada a 03 de agosto”.

O Santa Clara realça ainda que adotou várias medidas de controlo da pandemia como a realização de “viagens europeias em voos fretados, independentemente dos elevados custos inerentes”, a “vacinação da totalidade do grupo de trabalho”, o “uso obrigatório de máscara em todos os locais a frequentar pela equipa” e a “higienização regular dos espaços utilizados”.

Três dos jogadores estarão em isolamento na ilha de São Miguel, nos Açores, enquanto sete se encontram em isolamento na unidade hoteleira em Penafiel onde o clube se encontra, então, a estagiar.

Para além dos futebolistas, haverá igualmente um elemento da equipa técnica de Daniel Ramos infetado.

Desta forma, a equipa açoriana conta com apenas 14 jogadores disponíveis para a viagem à Eslovénia. Recorde-se que na primeira mão o Santa Clara venceu o Ljubiliana por 2-0.