Portugal recebe este domingo, no Estádio da Luz, a Escócia, em encontro da segunda jornada do Grupo A 1 da Liga das Nações 24/25. A Equipa das Quinas vem de um triunfo, no mesmo palco, frente à Croácia, no regresso aos triunfos depois da eliminação no Euro 2024, enquanto a Escócia vem de uma derrota caseira na estreia, ante a Polónia, por 3-2.
A seleção nacional vai, pois, tentar seguir no topo do seu grupo, ficar mais perto do apuramento (os dois primeiros de cada grupo seguem agora para os quartos de final) e tentar continuar a fazer as pazes com os adeptos, numa reconciliação iniciada quinta-feira, quando golos de Diogo Dalot e Cristiano Ronaldo valeram um suado triunfo por 2-1 sobre os croatas.
Vitinha, titular na quinta-feira, vai falhar o encontro e poderá ser rendido no onze por João Neves, seu colega de equipa no Paris Saint-Germain. João Palhinha e Rúben Neves, que não foram utilizados perante os croatas, são outras alternativas par o meio-campo, enquanto Diogo Jota, Pedro Gonçalves, João Félix ou até Francisco Trincão poderão alinhar de início no ataque.
Certa será a titularidade do capitão Cristiano Ronaldo, que regressou aos golos pela Seleção ante a Croácia. Nenhum dos 131 golos de CR7 pela seleção nacional foi frente aos escoceses, pelo que poderá juntar mais uma ‘vítimas’ às 47 seleções contra quem já marcou por Portugal.
Momento de forma
Portugal vem então de uma vitória sobre a Croácia, mas esse triunfo veio depois de um Campeonato da Europa em que as exibições (e desfecho) deixaram muito a desejar. No Euro 2024, na Alemanha, Portugal somou duas vitórias, uma derrota e dois empates (tendo um resultado num triunfo nos penáltis e outro numa derrota), acabando eliminado pela França nos quartos de final.
Nos cinco jogos nesse Europeu Portugal marcou apenas cinco golos, ficando em branco em três deles.
Quanto à Escócia, que nesta edição da Liga das Nações faz a sua estreia na Liga A, depois de ter garantido a promoção na Liga B na edição anterior, esteve também no Euro 2024, mas quedou-se pela fase de grupos, não vencendo qualquer jogo. Viu-se goleada por 5-1 pela Alemanha na estreia, empatou de seguida com a Suíça e voltou a perder, na despedida, com a Hungria, por 1-0.
Ao todo, os escoceses não ganham há cinco jogos e dos oito encontro que disputaram em 2024 apenas ganharam um (2-0 a Gibraltar), perdendo cinco e empatando dois.
Históricos de encontros
Portugal volta a encontrar, e a receber, a Escócia num jogo oficial mais de 30 anos depois do último embate entre as duas seleções. E sempre que se deslocou a solo luso a Escócia acabou derrotada. Curiosamente, todos os anteriores quatro embates entre as duas seleções em território português foram jogados no Estádio da Luz.
Foi em abril de 1993 que Portugal e Escócia jogaram pela última vez em jogos 'a doer', então no apuramento para o Mundial de 1994, que ambos viriam a falhar. A Equipa das Quintas, treinada então por Carlos Queiroz, venceu por 5-0, com golos de Rui Barros (2), Cadete (2) e Futre.
Nas outras anteriores três visitas a Portugal a Escócia também tinha perdido: 2-1 em 1981, 1-0 em 1978 e 2-0 em 1971. Em contrapartida, contudo, Portugal nunca ganhou em solo escocês em jogos oficiais: dois empates e duas derrotas.
Olhando também para encontros amigáveis, Portugal e Escócia defrontaram-se duas vezes mais recentemente, com a seleção portuguesa a vencer por 2-0 em 2002, com um bis de Pauleta, e a triunfar também em Glasgow, em 2018, por 3-1. Hélder Costa, Bruma e Éder marcaram pela Equipa das Quinas.
O que dizem os selecionadores
Roberto Martínez, selecionador de Portugal: "Os nossos jogadores conhecem a intensidade do futebol britânico. A Escócia tem isso. Muita intensidade, ataques rápidos, experiência. Não é só uma equipa britânica, é uma equipa física, mas uma equipa que tem muitas qualidades e o jogo será muito competitivo"
Steve Clarke, selecionador da Escócia: "Contra Portugal pretendemos um bom resultado. Temos uma boa defesa. Queremos ter um desempenho que seja o melhor possível. Vamos ter uma equipa atacante. Queremos jogar contra as melhores equipas e contra os melhores jogadores. Os nossos jogadores têm de se concentrar contra Portugal e não cometer os mesmos erros que cometeram frente à Polónia"
O árbitro
O italiano Maurizio Mariani, de 42 anos, foi o árbitro escolhido pela UEFA para dirigir o encontro. Será a primeira vez que vai dirigir um encontro da seleção principal de Portugal. Arbitrou já uma partida da Escócia no passado, a qual terminou com triunfo dos escoceses por 3-0 sobre a Ucrânia.
Mariani apitou jogos de três clubes portugueses no passado: um triunfo do Paços de Ferreira sobre o Tottenha, uma vitória do FC Porto sobre o Antuérpia e um empate do Benfica com o Toulouse.
Curiosamente, arbitrou também um Portugal-Escócia em sub-19, o qual Portugal venceu por 4-0, com nomes como Vitinha e Pedro Neto em campo.
Comentários