San Marino, a pior equipa do mundo, segundo o ranking da FIFA, fez história esta quinta-feira ao vencer o Liechtenstein por 1-0 em jogo do grupo D da Liga das Nações, conquistando a sua primeira vitória competitiva de sempre.

O pequeno país de apenas 30.000 habitantes, rodeado pela Itália, entrou no jogo no seu Estádio de San Marino à procura de repetir a vitória alcançada diante do Liechtenstein num encontro particular em 2004.

Liechtenstein teve um golo anulado por fora-de-jogo na primeira parte; mas a equipa da casa acabou por se adiantar no marcador aos 53 minutos através de Nicko Sensoli, que aproveitou um erro defensivo do adversário para fazer o histórico golo da vitória.

Com apenas 19 anos, Sensoli ainda não tinha nascido quando a equipa, que ocupa o 210.º e último lugar no ranking mundial, venceu um jogo pela última vez.

O apito final da partida deu início à festa e à euforia de adeptos e jogadores de San Marino, que festejaram efusivamente a sua primeira vitória em jogos oficiais.

Vista como uma das equipas mais modestas do futebol internacional, San Marino vinha a preparar-se para este momento, tendo conseguido empates em jogos amigáveis contra Seychelles, Santa Lúcia e São Cristóvão e Neves nos últimos dois anos.

San Marino está no Grupo 1 de três equipas da Liga D, o escalão mais baixo da Liga das Nações, onde, para além do Liechtenstein, está também Gibraltar.