Portugal, Inglaterra e Suíça confirmaram este fim de semana um lugar na primeira edição da 'final four' da Liga das Nações, que terá lugar no Porto e em Guimarães, entre 5 e 9 de junho de 2019. As três seleções esperam agora pelo desfecho do grupo 1 da Liga A para saber quem se junta à disputa: França ou Holanda.

Liga A

França e Holanda (Grupo 1) lutam pela último lugar na fase final da Liga das Nações. Os holandeses, que esta segunda-feira jogam na Alemanha, só precisam de um empate para garantirem o apuramento. Apesar de igualar a França em pontos conquistados, caso empate, a 'Laranja Mecânica' ultrapassa os gauleses na classificação devido à diferença de golos.

Portugal (Grupo 3) foi a primeira seleção a garantir a passagem à 'final four', após empatar 0-0 com a Itália, no sábado. Um dia depois, a Inglaterra (Grupo 4) bateu a Croácia, por 2-1, e fez a festa do apuramento na reta final da partida, graças aos golos de Jesse Lingard e Harry Kane; à noite a Suíça bateu a Bélgica por 5-2, com um hat-trick de Haris Seferovic, num encontro em que esteve a perder por 3-2, carimbando assim a presença na final a quatro.

Em sentido inverso, Alemanha, Islândia, Polónia e Croácia desceram à Liga B.

Liga B

Ucrânia (Grupo 1) Bósnia (Grupo 3) e Dinamarca (Grupo 4) já asseguraram a subida à Liga A, ao passo que Turquia (Grupo 2), Irlanda do Norte (Grupo 3) e Irlanda (Grupo 4) têm a despromoção à Liga C já consumada. Rússia e Suécia vão disputar, esta terça-feira, última vaga de subida, estando os nórdicos obrigados a ganhar.

Eslováquia e República Checa (Grupo 1) vão lutar pela permanência na Liga B no último jogo do grupo, bastando o empate aos checos.

Liga C

A Finlândia é a única seleção que já garantiu a subida de divisão, ao vencer Grupo 2 com 12 pontos. No Grupo 1, Israel precisa apenas de um empate esta terça-feira frente à Escócia para confirmar a subida, mas caso os escoceses vençam o embate, são eles os promovidos.

Noruega e Bulgária vão disputar o acesso à Liga B no Grupo 3, com os mesmos pontos e em igualdade no confronto direto. Os nórdicos, que visitam o Chipre, estão em vantagem na diferença de golos e só precisam de conseguir o mesmo resultado dos búlgaros (contra a Eslovénia), para se apurarem.

Quanto ao Grupo 4, a Sérvia lidera com dois pontos de avanço sobre a Roménia mas com desvantagem no confronto direto. Os sérvios recebem a já despromovida Lituânia, enquanto os romenos visitam Montenegro.

Estónia (Grupo 2) e Lituânia (Grupo 4) já têm confirmada a despromoção. A Eslovénia (Grupo 3) precisa de fazer um melhor resultado que o Chipre para evitar o mesmo destino, e Montenegro (Grupo 4) está obrigado a vencer de forma a não ser pior terceiro classificado, e o último despromovido.

Liga D

Na última divisão, Geórgia (Grupo 1) e Bielorrússia (Grupo 2) já asseguraram a promoção à Liga C. O Kosovo (Grupo 3) recebe esta terça-feira o Azerbaijão, com dois pontos de vantagem. A Macedónia (Grupo 4), com três pontos de vantagem sobre a Arménia, precisa apenas de empatar em casa com Gibraltar para subir de divisão.