A UEFA já tomou uma decisão sobre o encontro entre Roménia e Kosovo, em que os kosovares abandonaram o relvado após os adeptos romenos proferirem cânticos pró-Sérvia. À luz do artigo 25.01 dos regulamentos da Liga das Nações, ficou decidido que a Roménia venceu o jogo na secretaria, por 3-0, devido ao abandono do mesmo.
Além disso, a federação de futebol do Kosovo foi ainda multada em seis mil euros por não ter concluído a partida, uma vez que a UEFA não conseguiu provar a existência dos alegados cânticos por parte dos romenos.
Recorde-se que o Kosovo declarou a independência da Sérvia em fevereiro de 2008, após anos de tensões entre sérvios e albaneses. Após a desintegração da Jugoslávia na década de 1990, o Kosovo procurou a independência e a Sérvia respondeu com uma repressão brutal contra os étnicos albaneses, que terminou em 1999 após um bombardeamento da NATO contra a Sérvia.
Ainda assim, a independência do Kosovo é reconhecida por 100 países, mas não pela Roménia e Sérvia, o que esteve na base deste desentendimento.
Comentários