Portugal defronta esta quarta-feira a Suécia, mas desta vez Cristiano Ronaldo não vai defrontar uma das seleções/presa predileta, depois de ter testado positivo à COVID-19.

Foram seis golos apontados pelo jogador luso em sete partidas frente à equipa escandinava. Uma dos encontros que ficou certamente na retina para o comum adepto foi a reviravolta em 2013, em partida de qualificação para o Mundial de 2014. Depois de na primeira mão a equipa das quinas ter vencido por 1-0 no estádio da Luz, com um golo da segunda mão, antevia-se um encontro muito difícil frente à equipa de Zlatan Ibrahimovic.

Ronaldo começou por colocar a equipa das quinas na frente (50´). A que se seguiram dois golos dos donos da casa. Mas o melhor iria ocorrer a seguir, com Ronaldo a marcar mais dois golos, a consumar o hat-trick e a fazer um jogo histórico ao serviço da equipa lusa, carregando a seleção às costas e 'comprando' o bilhete para o campeonato do mundo.

A estreia de CR7 frente aos escandinavos tinha ocorrido uns anos antes. Foi em abril de 2004, num encontro de preparação para o Euro 2004. Tinha Ronaldo nessa altura 19 anos...e pasme-se ainda não era um titularíssimo da equipa das quinas. Entrou ao minuto 62´ para o lugar de Nuno Gomes. Portugal empatou a duas bolas, com golos apontados por Pedro Pauleta e Rui Jorge. Kallstrom e Rui Jorge na própria baliza apontaram os tentos dos suecos.

A única derrota de Portugal frente a esta seleção, na 'era' Ronaldo, ocorreu há três anos num amigável disputado em França em 2017. Mas nem assim CR7 deixou de marcar. Abriu o ativo à passagem do minuto 18´. Andreas Granqvist (p.b) colocou Portugal a vencer por 2-0, mas desta feita foi a Suécia a conseguir a reviravolta no marcador depois de um bis de Viktor Claesson e de um autogolo de João Cancelo.

No meio do percurso, a seleção somou dois empate (0-0) insonsos nas partidas de qualificação para o Mundial de 2010. Chegámos por fim ao percurso de Ronaldo nos encontros disputados frente à Suécia...O último embate ocorreu apenas há um mês. Em partida da Liga das Nações, Portugal venceu por 2-0 em Estocolmo e com golos de quem? Quem mais? Bis do jogador português que ultrapassou nesse jogo a marca dos 100 golos ao serviço da seleção.

Segue-se novo confronto esta quarta-feira. Mas desta feita Ronaldo não vai estar em campo. Resta saber quem poderá jogar no lugar no craque português: Francisco Trincão, André Silva, Podence, Jota ou Rafa poderão ser soluções para o ataque.

Acompanhe tudo esta quarta-feira no ao minuto do SAPO Desporto

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.