A Liga dos Campeões com a conhecemos poderá ter já um prazo de validade definido: com a ameaça de uma Superliga Europeia a pairar sobre o futebol europeu, a UEFA prepara-se para apresentar muitas alterações ao formato da 'prova milionária' já no próximo mês de março.

De acordo com a rádio espanhola 'Cadena COPE', o novo formato já está definido e respeita três dos principais pontos definidos pela UEFA: jogos durante a semana, sem diminuição de equipas e com o acesso a acontecer via ligas domésticas.

Cumprindo esses três critérios, o novo formato deverá contar com 36 equipas, mais quatro que atualmente. As vagas serão definidas à semelhança do que acontece atualmente, com as maiores ligas a terem mais representantes, com um limite de 5 ou 6 equipas por país. As quatro vagas extra serão preenchidas com os dois clubes com o maior coeficiente da UEFA, com um clube da quinta melhor liga de acordo com o ranking e com um clube de uma das melhores ligas que ainda não tenha um representante em prova.

Mas não pense que mais quatro equipas significa mais um grupo na fase de grupos, porque essa vai desaparecer por completo: os clubes passarão a jogar entre si, num formato semelhante a uma liga doméstica. Cada equipa jogará contra 10 equipas diferentes e no final, as oito melhores classificadas seguem diretamente para os 'oitavos'.

As equipas que terminem entre o 9.º e o 24.º lugar disputarão um 'playoff' entre si para definir as restantes oito equipas que completam os oitavos de final da competição.

A primeira fase da prova será disputada entre setembro e janeiro e deverá manter-se às terças e quartas-feiras, à semelhança do que acontece atualmente, ainda que esteja prevista a realização de jogos em quatro quintas-feiras, não sendo conhecido a que fase da prova dizem respeito.

A rádio espanhola adianta que o novo formato deverá ser aprovado em março e ficará em vigor por, pelo menos, nove anos, de 2024 a 2033.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.