O Sporting tem encontro marcado contra o Steaua de Bucareste para decidir quem tem entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões. Para os ‘leões’, a equipa romena é o último obstáculo antes da liga milionária e dos milhões que estão ‘prometidos’ a quem garantir o seu lugar na competição.
A primeira mão disputa-se em Alvalade e o clube leonino vai tentar colocar-se em vantagem com um triunfo sem sofrer golos. Na antevisão do encontro é certo que o Sporting pode contar com praticamente todo o plantel à sua disposição, mas tem duas ausências de peso para o embate com a formação romena. William Carvalho está castigado e não pode contribuir na partida. Fábio Coentrão também está indisponível e não foi convocado para o jogo com o Steaua de Bucareste. Ristovski, reforço contratado ao Rijeka, também ficou de fora dos convocados.
Em sentido inverso, Alan Ruiz está de regresso às opções depois de se ter debatido com questões físicas que o deixaram de fora dos últimos encontros. Não é certo que entre no onze, mas está nos convocados de Jorge Jesus para o encontro.
Do lado do Steaua de Bucareste, Nicolae Dica chega a Alvalade depois de dois empates seguidos na Liga Romena. Frente ao Astra Giurgiu e ao CSMS Lasi, a equipa de Bucareste não foi além de 1-1 nos dois jogos. Harlem Gnohéré esteve em destaque ao marcar ambos os golos da equipa de Nicolae Dica nas duas partidas.
O avançado costa-marfinenses é, de resto, um dos jogadores mais perigosos da equipa do Steaua de Bucareste. Aos 29 anos, o jogador está a cumprir a sua segunda temporada na equipa depois de já ter representado a outra equipa de Bucareste. Depois de um ano que marcou 11 golos, o jogador leva já quatro tentos este ano nos oito encontros que disputou.
Em termos de ausências, o Steaua sabe que não via poder contar com o médio Filipe Teixeira. O jogador português sofreu uma entorse grave no último encontro da formação romena e não deverá ser opção para Nicolae Dica para o encontro.
O que dizem os técnicos
Jorge Jesus:
“Claro que a equipa está preparada dentro do que já fizemos nos dois jogos para o campeonato, nesta eliminatória queremos estar entre os melhores, e para isso temos de tentar eliminar o Steaua. Sabemos que vamos defrontar uma equipa que já foi campeã europeia. O Sporting é 53.º no ranking... O Sporting tem de ir à procura de ser reconhecido na Europa e, como é óbvio, isso passa por vencermos esta eliminatória”.
Nicolae Dica:
"Há uma diferença de valores mas temos a hipótese de jogar e vamos fazer de tudo para entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões. Se não existisse essa hipótese para nós não teriamos vindo"
Confrontos históricos dizem que romenos não têm vida fácil em Portugal
Sem confrontos históricos para relembrar entre as duas equipas, Steaua de Bucareste e Sporting vão estrear-se um contra ao outro na história de duelos europeus. No entanto, os ‘leões’ apresentam bons registos quando recebem equipas romenas. Nas três ocasiões em que defrontaram oponentes desse país, o Sporting venceu sempre a jogar em território nacional.
O primeiro registo data da temporada 1990/91 quando o clube leonino venceu o Timisoara por 7-0 no antigo Estádio de Alvalade. Na altura, Cadete esteve em destaque com um hat-trick no encontro. Na época seguinte, o Sporting voltou a receber uma formação romena. O Dínamo de Bucareste viajou até Portugal para ser derrota por 1-0. A formação adversária acabaria por seguir em frente nessa eliminatória ao vencer por 2-0 em Bucareste.
É preciso avançar para 2011/12 para novo registo entre o Sporting e uma equipa romena. Em 2011/12, o clube leonino encontrou o Vaslui na fase de grupos da Liga Europa. Na partida em Alvalade, os ‘leões’ venceram por 2-0 no Estádio de Alvalade. O embate na Roménia resultou numa derrota ‘verde e branca’, mas que não evitou a passagem para a próxima fase.
Em sentido inverso, o Steaua de Bucareste tem um historial bastante ‘negro’ no que toca a visitas a Portugal. A equipa romena nunca conseguiu conquistar uma vitória em território luso nas três vezes que fez a viagem. O melhor registo da formação balcã foi um empate frente ao Rio Ave na fase de grupos da Liga Europa em 2014/15.
Os outros dois registos terminaram com duas derrotas da formação romena frente ao Benfica. Em 1987/88 o Steaua de Bucareste perdeu com o Benfica no caminho para a final da Taça dos Campeões Europeus (agora apelidada de Liga dos Campeões) por 2-0.
Sete anos depois, o Steaua de Bucareste voltou a medir forças com os ‘encarnados’ já na Liga dos Campeões. Na fase de grupos, os romenos perderam no antigo Estádio da Luz por 2-1, mas conquistaram um empate no jogo em casa (1-1).
Sporting e Steaua de Bucareste enfrentam-se na terça-feira na primeira mão do play-off de acesso à Liga dos Campeões. O sorteio ditou o embate entre as duas equipas com o primeiro jogo a disputar-se no Estádio de Alvalade. Em jogo na eliminatória está uma presença na fase de grupos da Liga dos Campeões, uma oportunidade de jogar entre os campeões e amealhar muitos milhões com a qualificação. Tanto Sporting como Steaua de Bucareste estão a apenas dois encontros, 180 minutos de futebol de garantir a entrada na prova.
Comentários