O Benfica recebe esta quarta-feira o Atlético de Madrid, em jogo da segunda jornada da Liga dos Campeões. Depois de um arranque 100% vitorioso, Bruno Lage terá agora o seu primeiro grande desafio neste seu regresso à Luz. Pela frente os encarnados terão o já-característico pragmatismo e abnegação de um Atlético de Madrid que ainda não perdeu esta temporada e quer repetir a vitória alcançada aquando da última visita ao reduto benfiquista.

Momento de forma

O Benfica chega a este encontro no melhor momento da temporada. Desde que Bruno Lage tomou as rédeas da equipa, os encarnados só sabem vencer, registando quatro triunfos noutros tantos jogos, com 14 golos marcados e três sofridos.

Na última jornada do campeonato, as águias até começaram a perder diante do Gil Vicente no Estádio da Luz, mas acabaram por dar a volta ao marcador, acabando por vencer de forma clara por 5-1, resultado que mantém o Benfica no terceiro lugar, a dois pontos do FC Porto, segundo classificado, e a cinco do líder Sporting CP.

Quanto à Liga dos Campeões, o clube da Luz começou com um triunfo pela margem mínima em Belgrado contra o Estrela Vermelha por 1-2, num jogo onde, depois de dominar durante toda a partida, a equipa portuguesa terminou a sofrer e a defender como podia a sua área.

Do lado do Atlético, não se pode dizer que seja, nem o pior momento, nem o mais exuberante, característica pouco habitual na equipa da capital espanhola.

Os 'colchoneros' chegam à Luz depois de um empate caseiro diante do grande rival Real Madrid, resultado que deixa os comandados de Diego Simeone no quarto lugar de La Liga, a cinco pontos do primeiro lugar, ocupado pelo Barcelona, as duas únicas equipas no campeonato espanhol que ainda não sabem o que é perder esta época.

Na Europa, e à semelhança do Benfica, os 'rojiblancos' também começaram a 'Champions' com um triunfo por 2-1, em casa diante do RB Leipzig. Depois de se verem em desvantagem, os madrilenos conseguiram dar a volta ao resultado, chegando à vitória já bem perto do fim.

Histórico de confrontos

Este será o terceiro encontro entre Benfica e Atlético de Madrid nas competições europeias. As duas equipas têm ambas uma vitória sobre o adversário, precisamente na mesma época. Na fase de grupos da Liga dos Campeões da época 2015/2016, as águias começaram por vencer em Madrid por 1-2, graças aos golos de Gaitán e Gonçalo Guedes.

Contudo, os 'rojiblancos' responderam na mesma moeda, e venceram na Luz pouco tempo depois, também por 1-2, com golos de Saúl Ñiguez e Luciano Vietto.

No cômputo geral, o registo das águias diante de equipas espanholas não é positivo. Com efeito, o Benfica contabiliza, até ao momento, 29 jogos contra equipas do 'país-vizinho', contra quem registou sete vitórias, nove empates e 13 derrotas.

A situação não melhora se tivermos em conta apenas o jogos disputados em casa. Aí, os encarnados têm três vitórias, cinco empates e cinco derrotas em 13 partidas.

O que dizem os treinadores

Bruno Lage, treinador do Benfica: "O Atlético e Madrid é uma grande equipa, que mantém o treinador há cerca de 14 anos, e conseguiu contratar dois jogadores na Premier League [Conor Gallagher e Julian Álvarez]. Isso diz tudo. Agora queremos continuar esta senda de vitórias, mas o Benfica é muito mais do que vencer só o jogo de amanhã. Temos de crescer de forma sustentada e o que nunca nos pode faltar é ambição"

Diego Simeone, treinador do Atlético de Madrid

O árbitro

Serdar Gozubuyuk foi o escolhido para dirigir esta partida. O árbitro turco será auxiliado por Johan Balder e Erwin Zeinstra, enquanto que a dupla de vídeo-arbitragem será composta por Pol van Boekel e Benjamin Brand.

É a segunda vez que o juiz de 38 anos apita um jogo, quer de Benfica, quer de Atlético de Madrid. Gozubuyuk esteve presente no empate a três das águias em Anfield diante do Liverpool nos quartos de final da Liga dos Campeões em 2021/22.

Quanto ao Atlético, o turco dirigiu o jogo dos 'colchoneros' diante da Lazio na fase de grupos da última época, e que terminou com uma vitória por 2-0 dos espanhóis.