O FC Porto recebe esta quarta-feira a Juventus de Cristiano Ronaldo, no Estádio do Dragão, para a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões e procura uma vitória que faça esquecer a pior fase da temporada.

Os dragões chegam a este encontro ainda no rescaldo do empate frente ao Boavista. Apesar de ocupar o 2º lugar da I Liga, o FC Porto não vence desde o dia 1 de fevereiro, quando bateu o Rio Ave por 2-0. Desde então seguiram-se quatro empates: Belenenses SAD (0-0), Sporting de Braga (2-2 para a liga e 1-1 para a Taça de Portugal) e Boavista (2-2).

Por seu lado, a Juventus também já teve dias melhores. A Vecchia Signora chega ao Dragão depois de uma derrota no passado fim-de-semana, por 1-0, frente ao Nápoles, para a Serie A. Antes disso, a equipa de Pirlo somou ainda um empate sem golos frente ao Inter nas meias-finais da Taça de Itália.

Histórico de confrontos

Na sua história, FC Porto e Juventus somam cinco encontros, sendo que, quatro deles terminaram com uma vitória do emblema italiano e um deles ficou empatado. Ou seja, os dragões nunca venceram a Vecchia Signora.

O embate mais antigo entre os dois clubes remonta à longínqua temporada de 1983/1984. Na final da Taça das Taças, os dois emblemas enfrentaram-se na Suíça e foram os italianos a levar a melhor. Beniamino Vignola e Boniek apontaram os golos da Juventus e António Sousa reduziu para os portistas.

Os dois clubes estiveram mais de 15 anos sem voltar a encontrar-se. Já em 2001, portugueses e italianos enfrentaram-se na 1º fase de grupos da Liga dos Campeões por duas ocasiões. Primeiro, no Estádio das Antas, os dois clubes empataram num jogo sem golos. Mas, na visita a Turim, o FC Porto acabaria por perder por 3-1. Del Piero, Paolo Montero e Trezeguet marcaram para os italianos e Clayton fez o golo portista. Mesmo assim, os dois clubes passaram à 2º fase de grupos, onde acabariam por ser eliminados.

Mais recentemente, FC Porto e Juventus marcaram encontro nos oitavos de final da Liga dos Campeões 2016/2017. Em Turim, a Vecchia Signora venceu com uma grande penalidade apontada por Paulo Dybala e, no Dragão, por 2-0 (marcaram Marko Pjaca e Dani Alves). Nessa edição, os italianos chegaram até à final, onde foram eliminados pelo Real Madrid... de Cristiano Ronaldo.

O que dizem os treinadores

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, reconheceu o poder da 'vecchia signora', mas não escondeu o objetivo de conseguir a vitória esta noite.

"Espero uma Juventus forte, dentro do que tem sido a sua história. Estamos a falar de uma equipa entre as que têm mais presenças nas fases finais da Liga dos Campeões, (...). Só ganhou 3-0 em casa do Barcelona... Uma equipa forte, com as dificuldades normais de estar nos oitavos da Champions. E vai ter dificuldades porque vai apanhar um FC Porto dentro do seu normal, com mentalidade vencedora, com capacidade de perceber o que tem de fazer e ir à procura do resultado positivo que é a vitória", afirmou.

Andrea Pirlo, técnico da Juventus, também realçou a qualidade dos portistas, apelando à paciência dos seus jogadores para regressarem vencedores a Turim.

"Vai ser um jogo muito difícil. O FC Porto defende muito bem, não sofreu golos nos últimos cinco jogos da Liga dos Campeões. Tem uma equipa com um estilo muito atlético, sabem jogar compactos e temos de ter muita paciência. Não podemos forçar as ações, porque em contra-ataque são muito bons. Tem jogadores com muita força física. É uma equipa muito forte", disse.

Arbitragem

O árbitro espanhol Carlos del Cerro Grande foi nomeado pela UEFA para dirigir na quarta-feira o duelo FC Porto-Juventus, da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, divulgou hoje o organismo.

Internacional desde 2013, o antigo polícia, de 44 anos, vai ser auxiliado no Estádio do Dragão pelos seus compatriotas Juan Carlos Yuste e Roberto Alonso Fernandez, que serão os assistentes, e por José Maria Sánchez, que fará de quarto árbitro.

No VAR vai estar Alejandro Hernández, assistido por Ricardo de Burgos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.