Depois de quatro anos de ausência, o Sporting realiza hoje o seu primeiro jogo na Liga dos Campeões desde a temporada 2017/2018, frente ao Ajax, em Alvalade, o primeiro adversário dos leões no grupo D, onde também irão defrontar Dortmund e Besiktas.

As duas equipas são vistas como as principais concorrentes ao segundo lugar do grupo e consequentemente à passagem aos oitavos de final, com o Borussia Dortmund a ser dado como o favorito à vitória do grupo. Desta forma, o encontro desta noite pode vir a revelar-se de particular importância nas aspirações do campeão português e do campeão neerlandês.

Guia de forma

O Sporting recebe o campeão da Eredivisie sem ter somado qualquer derrota esta época em jogos oficiais. Nos seis jogos realizados até ao momento, o Sporting soma quatro vitórias e dois empates, além de já ter conquistado um troféu, com a vitória da Supertaça, derrotando o SC Braga.

No último encontro antes do regresso à Liga dos Campeões, o Sporting empatou na receção ao FC Porto a uma bola. Os leões ainda estiveram em vantagem no marcador graças a Nuno Santos, mas acabaram por ver Luis Díaz a empatar o encontro no segundo tempo.

Sporting e FC Porto 'empatam-se' e deixam Benfica fugir
Sporting e FC Porto 'empatam-se' e deixam Benfica fugir
Ver artigo

Os leões ocupam nesta altura a terceira posição, com os mesmos 11 pontos que o FC Porto a quatro do líder Benfica.

Já o Ajax chega a Lisboa já sabendo o que é perder esta época. O campeão neerlandês perdeu a Supertaça Johan Cruijff, ao ser goleado pelo PSV Eindhoven por 4-0 no início do mês de agosto.

Desde aí soma três vitórias e um empate para a Liga Neerlandesa, que nesta altura é liderada pelo PSV, com 12 pontos, mais dois que o adversário leonino.

No último encontro, frente ao Zwolle, a equipa de Amesterdão somou uma vitória por 2-0, graças a um bis de Haller, avançado costa-marfinense.

Histórico

O encontro desta noite entre Sporting e Ajax é apenas o terceiro na história das duas equipas, com um registo 100 por cento vitorioso para os leões de Alvalade.

Portugueses e neerlandeses defrontaram-se por duas vezes em 1988, na primeira ronda da antiga Taça UEFA, atual Liga Europa. O Sporting recebeu o Ajax em setembro para a primeira mão, vencendo por 4-2, com golos de Oceano, Paulinho, João Luís e Litos. Para os neerlandeses, bisou Stefan Pettersson.

Na segunda mão, em outubro, mais uma vitória para os lisboetas, desta vez por 2-1 em Amesterdão. Silas e Maside assinaram os golos verdes e brancos, enquanto Verkuyl reduziu para a equipa da casa. No final, o Sporting seguiu em frente na competição com um agregado de 6-3, acabando por ser eliminado na ronda seguinte, contra a Real Sociedad.

Se abrirmos o foco e olharmos a todos os jogos do Sporting contra equipas neerlandesas, a situação continua bastante positiva para a equipa de Alvalade: em 18 encontros, os leões venceram 12, empataram três e perderam por três vezes, contra Feyenoord (1985), AZ Alkmaar (2005) e PSV (2019).

O que dizem os treinadores

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Nós vamos lutar por todos os jogos, não vale a pena estar a fazer contas. Nós queremos competir com os melhores para ver como está a equipa. Agora, queremos ganhar o encontro frente ao Ajax. Esta é a melhor competição de clubes e este jogo não me preocupa ao nível da mensagem. Preocupa-me mais é o jogo do campeonato a seguir e a transição da Champions para a I Liga."

Erik ten Hag, treinador do Ajax: "Espero um confronto intenso entre duas equipas que vão jogar no ataque. O Sporting é uma equipa muito agressiva, que joga para a frente e faz isso com uma intensidade muito alta. Vamos dar o nosso melhor para vencer. Acho que sim, que pode ser um jogo chave. Quem quer passar para a fase seguinte tem de marcar e, por isso, todos os jogos são importantes".

Árbitro

José Sánchez Martínez será o árbitro do encontro entre Sporting e Ajax. O espanhol de 37 anos será auxiliado pelos compatriotas Raúl Cabañero e Iñigo Prieto.

Alejandro Hernández será o vídeoárbitro da partida, auxiliado por Guillermo Fernandez.

O Sporting-Ajax tem início marcado para as 20 horas e pode ser acompanhado AO MINUTO no SAPO Desporto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.