Em dia de FC Porto-Chelsea, para os quartos de final da Liga dos Campeões, os ingleses da BBC apresentaram uma reportagem sobre Pepe onde falam da carreira do veterano defesa internacional português e onde olham para a fama de jogador agressivo que este adquiriu sobretudo durante a sua passagem pelo Real Madrid.

Questionando se essa reputação de Pepe será, ou não, injusta, a BBC conversou com o treinador que lançou o luso-brasileiro na I Liga portuguesa, em 2001: Nelo Vingada.

"É a pessoa mais doce do mundo, muito afável. Mas, quando entra em campo, tem uma identidade muito única como jogador, a qual por vezes não reflete a sua personalidade, natureza e sentimentos. Creio que ele ganhou essa reputação à base de imagens de um ou dois jogos pelo Real Madrid. Foram comportamentos que não representam o que ele é. O Pepe que eu conheço é o jogador de outros jogos - por vezes agressivo, mas sempre dentro dos limites daquilo que é o futebol", fez questão de frisar o treinador português, que orientou Pepe no Marítimo.

A BBC acrescenta ainda que há até quem descreva Pepe como "descontraído" e "zen". Opinião corroborada por Maniche, que também defendeu Pepe."Não podemos esquecer duas coisas: se jogamos num grande, vamos ter sempre o dedo apontado; e um português em Espanha vai ser sempre criticado. Mas vigor ou determinação não são a mesma coisa que ser violento. Ele não é assim", frisou o antigo futebolista, que representou FC Porto e Chelsea enquanto jogador.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.