Arranca esta terça-feira a 6.ª e última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. E se no grupo do FC Porto, único representante português em prova, já es´ta (praticamente) tudo decidido, aida há muito para decidir nos restantes grupos, estando apenas ainda preenchidas nove das 16 vagas nos oitavos de final.
Bayern, Manchester City, Liverpool, Chelsea, Sevilha, Dortmund, Barcelona, Juventus e FC Porto são as equipas que têm para já lugar assegurado na fase seguinte, sendo que os quatro primeiros já garantiram o primeiro lugar nos respetivos grupos, enquanto Porto e Sevilha já sabem que serão segundo. O que estará, então, em jogo em cada grupo?
Grupo A
O Bayern, que recebe o Lokomotiv Moscovo, já está apurado, como vencedor do grupo. O Atlético, que visita o Salzburgo, apura-se se evitar a derrota frente aos austríacos, sendo que se perder fica no terceiro lugar e transita para os 16 avos-de-final da UEFA Europa League, com a turma austríaca a seguir em frente. O
Lokomotiv já não tem hipóteses de apuramento, mas ainda pode terminar no terceiro lugar se vencer o Bayern e o Salzburg não vencer o Atlético.
Grupo B
Num grupo que está uma verdadeira embrulhada, ninguém está ainda apurado ou eliminado. O Mönchengladbach apura-se se evitar a derrota ou se o Shakhtar empatar com o Inter, ficando no primeiro lugar se vencer e não podendo já terminar abaixo do terceiro lugar.
O Shakhtar de Luís Castro apura-se se vencer o Inter ou se os dois jogos do grupo terminarem empatados. A equipa ucraniana fica em primeiro se vencer e o Mönchengladbach não, mas até pode cair para o quarto lugar (é, atualmente, segunda) se perder com o Inter e o Real Madrid evitar a derrota.
O Real Madrid apura-se se vencer o Mönchengladbach, ou então se empatar e o Shakhtar perder com o Inter, enquanto o Inter segue em frente se vencer o Shakhtar e o Real Madrid perder com o Mönchengladbach. Se não vencer, o Inter ficará irremediavelmente em quarto, dizendo adeus às competições europeias 2020/21.
Grupo C
No grupo do FC Porto, o Manchester City está apurado como vencedor do grupo e os 'dragões' como segundos classificados. O Olympiacos, que recebe o Porto, termina em terceiro desde que o Marselha, que visita o City, não faça mais pontos do que a formação grega na última jornada, visto ter vantagem nos golos marcados fora no confronto entre ambos. Já o Marselha de André Villas Boas terá de somar mais pontos que o Olympiacos para o afastar do terceiro posto.
Grupo D
O Liverpool está apurado como vencedor do grupo. A Atalanta apura-se se evitar a derrota frente ao Ajax, enquanto o conjunto de Amesterdão segue em frente para os oitavos de final se vencer na receção à turma de Bérgamo. O Midtjylland, que recebe o Liverpool, vai terminar no quarto lugar.
Grupo E
Um grupo onde nada há para decidir. O Chelsea está apurado para os oitavos-de-final e vai vencer o grupo. O Sevilha também está apurado para os oitavos-de-final, na condição de segundo classificado. O Krasnodar vai terminar em terceiro e irá transitar para os 16 avos-de-final da UEFA Europa League, com o Rennes a focar em quarto.
Grupo F
O Dortmund, que visita o Zenit, está apurado para os oitavos-de-final e vence o grupo se ganhar em São Petersburgo, se os dois jogos terminarem empatados ou se a Lazio perder com o Bruges.
A Lazio segue em frente se evitar a derrota com o Bruges e fica em primeiro se ganhar e o Dortmund não o fizer, ou se empatar e o Dortmund perder. O Bruges ainda sonha com os 'oitavos' e seguirá em frente se vencer a Lazio. Já o Zenit vai terminar em quarto.
Grupo G
Barcelona e Juventus estão apurados para os oitavos-de-final. A Juventus, atualmente no segundo lugar, só ultrapassará o Barcelona no primeiro posto se vencer por três golos ou mais, ou se houver uma margem de dois golos diferente de 2-0.
Dínamo e Ferencváros já não podem chegar aos oitavos-de-final e, para terminar em terceiro, o Dínamo tem de vencer ou empatar 0-0, 1-1 ou 2-2; qualquer outro resultado deixa o Ferencváros em terceiro.
Grupo H
Outro grupo que está bastante embrulhado. Manchester United seguirá em frente se não perder com o Leipzig e terminará em primeiro se evitar a derrota e o PSG não vencer o Başakşehir. O PSG segue em frente se não perder com o Başakşehir, mas até pode perder e apurar-se caso o outro jogo não termine empatado.
O Leipzig seguirá em frente se vencer na receção ao United ou se empatar e o Paris perder com o Başakşehir. Terminará como primeiro classificado se vencer e o PSG não.
O Başakşehir vai definitivamente terminar em quarto.
Comentários