O Atlético de Madrid, em busca do primeiro título europeu, e o Real Madrid, na procura do 10.º, jogam hoje a final da edição 2013/14 da Liga dos Campeões em futebol, no Estádio da Luz, em Lisboa.

Na primeira final entre duas equipas da mesma cidade, os “colchoneros” têm dois jogadores em dúvida, o médio Arda Turan e o avançado Diego Costa, tal como os “merengues”, no seu caso o central Pepe e o avançado Benzema.

Os quatro jogadores participaram na sexta-feira nos treinos das respetivas equipas, realizados já no reduto dos “encarnados”, o palco do encontro de sábado, pelas 19:45, com arbitragem do holandês Bjorn Kuipers.

O Atlético de Madrid chegou, 40 anos depois do desaire perante o Bayern Munique, à sua segunda final da principal prova europeia de clubes, depois de um percurso sem qualquer derrota e tendo afastado AC Milan, FC Barcelona e Chelsea.

Por seu lado, o Real Madrid volta à final, a sua 13.ª, uma dúzia de anos após ter conquistado o seu nono título, num trajeto em que afastou três equipas alemãs (Schalke 04, Borussia Dortmund e Bayern Munique). Apenas perdeu em Dortmund.

O internacional luso Cristiano Ronaldo tem sido, em termos individuais, a grande figura da edição 2013/14 da Liga dos Campeões, tendo praticamente certo o título de melhor marcador, face a um recorde de 16 golos, em apenas 10 jogos.

Além de Cristiano Ronaldo, também poderão ser titulares no “onze” mais dois internacionais lusos, o central Pepe, se recuperar, e o lateral esquerdo Fábio Coentrão, enquanto o médio Tiago é presença quase certa no “onze” dos “colchoneros”.