O FC Basileia, adversário do FC Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, é um clube de reduzidas tradições europeias que procura, frente aos “dragões”, superar o seu melhor desempenho nesta competição.

A equipa treinada por Paulo Sousa é mesmo a presença mais inesperada nestes oitavos de final, tendo em conta que integrou um grupo com o Real Madrid, campeão europeu, e o Liverpool, que acabou por não corresponder às expetativas, ganhando apenas um dos seis jogos da “poule”.

Quem aproveitou o menor desempenho dos ingleses foi o campeão suíço, que passou com dois triunfos, um dos quais obtido precisamente frente ao Liverpool, em casa, antes de impor um decisivo empate 1-1 Inglaterra, na última jornada, garantindo o segundo lugar, atrás do 100 por cento vitorioso Real Madrid.

O Basileia passou com sete golos marcados e oito sofridos, mas seis destes foram frente aos "merengues" e cinco apenas num jogo, na goleada sofrida em Madrid (5-1).

Ao longo desta primeira fase, Paulo Sousa, na sua primeira época no comando do Basileia, apresentou uma equipa base com alterações pontuais, mas com algumas variações táticas em função dos adversários. A jogar fora frente ao Real Madrid e ao Liverpool optou por um sistema com três centrais, em vez do 4-3-3 mais comum.

Num plantel com vários internacionais, o guarda-redes checo Vaclick é um dos indiscutíveis, tal como os centrais Schär e Suchy, outro checo, que cumpriram os seis jogos na fase de grupos, mais um do que o albanês Xhaka e o sueco Safari, os mais utilizados nas alas.

Frei, o egípcio Elneny e Zuffi são os “preferidos” de Paulo Sousa no meio campo, enquanto Derlís González, um paraguaio de 20 anos que passou pela equipa B do Benfica, tem lugar “certo” no ataque. O camaronês Embolo, de 17 anos, o veterano Marco Strellar e albanês Gachi são outras opções, com menos utilização.

Com apenas dois golos, Derlís González é o melhor marcador do Basileia na prova, tendo apontado o tento do empate em Liverpool, que permitiu ao conjunto suíço igualar o seu melhor resultado na “Champions”, ou seja, a presença nos oitavos de final conseguida em 2011/12, num grupo em que passou na segunda posição, atrás do Benfica. Nos confrontos com os “encarnados” perderam por 2-0 em casa e empataram 1-1 na Luz.

Não havendo registo de confrontos anteriores com o FC Porto, o FC Basileia cruzou-se recentemente com o Sporting por três vezes, nos 16 avos de final da Taça UEFA em 2007/08 (derrotas por 2-0 fora e 3-0 em casa), na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2008/09 (derrotas por 2-0 em casa e 1-0 fora) e na Liga Europa de 2012/13, conseguindo um empate em Alvalade (0-0) e um triunfo na Suíça (3-0).

Contabilizando os confrontos da terceira pré-eliminatória da “Champions” de 2008/09 com o Vitória de Guimarães (0-0 fora e vitória por 2-1 em casa), o clube helvético apresenta um saldo de dois triunfos, três empates e cinco derrotas com equipas portuguesas.

Fundado em 1893, o FC Basileia é o atual líder do campeonato da Suíça, prova que venceu por 17 vezes, incluindo as últimas cinco edições. No seu palmarés, contabiliza também 11 triunfos na Taça da Suíça.