O Basileia impôs esta noite uma surpreendente derrota ao Chelsea, por 1-0, em jogo da quinta jornada da Liga dos Campeões, repetindo a "gracinha" que já havia feito na primeira ronda em Stamford Bridge.

A equipa de José Mourinho podia ter sentenciado no St. Jakob Park o seu apuramento, mas exibiu-se abaixo do seu nível e foi castigada quando já nada o fazia prever.

E a história deste jogo começa assim pelo fim, com o golo apontado por Mohamed Salah, aos 87 minutos. O egípcio recebe bem um passe longo, aguenta a pressão da defesa dos 'blues' e marca perante a saída do guardião Petr Cech, num lance onde a defesa londrina estava "a dormir". 

O treinador português deixou esta noite no banco os habituais titulares Hazard e Torres, apostando antes em Willian e Eto'o, mas faltou sempre alguma acutilância ao Chelsea diante da equipa suíça. A jogar perante o seu público, os helvéticos nunca perderam a baliza de Cech de vista e foram mais ameaçadores no primeiro tempo.

Com a lesão do camaronês e a entrada de 'El Nino' Torres ainda antes do intervalo e a posterior troca de Óscar por Hazard o Chelsea tornou-se mais perigoso. No início do segundo tempo, os 'blues' passaram a estar mais perto do golo, mas nunca foram capazes de desfazer o nulo.

Com o tempo, o Basileia apostou tudo na vitória e seria premiado ao cair do pano com o golo de Salah, que relança assim a discussão do apuramento para os oitavos de final.

O Chelsea mantém-se na liderança do grupo E, com nove pontos, mais um do que o Basileia e mais dois do que o Schalke 04, que não foi além de um nulo com o Steaua Bucareste, último classificado com três pontos. Com estes resultados, o Chelsea garantiu o apuramento para os 'oitavos', já que alemães e suíços discutem a outra vaga na última jornada.