Arsenal e o Bayern vão defrontar-se esta noite na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões 23/24, em Londres.

Carrasco do FC Porto, o Arsenal chega a esta fase pela primeira vez desde 2010 e, curiosamente, vai ter pela frente a equipa frente que então a eliminou nessa sua anterior presença nesta etapa da competição.

As duas equipas são velhas conhecidas, tendo o Bayern vencido sete dos 12 jogos encontros disputados entre ambas, incluindo os últimos três, todos eles por claros 5-1.

Desta feita, porém, a história tem tudo para ser diferente, olhando para o atual momento das duas equipa e para o que têm vindo a fazer nesta temporada.

O Arsenal lidera a Premier League, numa acesa disputa com City e Liverpool por um título que há muito não conquista, enquanto o Bayern, depois de 11 títulos seguidos na Bundesliga, está prestes a ceder o ceptro ao Bayer Leverkusen e vêm de duas derrotas seguidas. Ainda assim, os bávaros, pela 22ª vez (um recorde) em quartos de final da Champions, poderão ter aqui a oportunidade de salvar a época.

Este será também um embate especial para Harry Kane, um espinho atravessado nos gunners durante os mais de dez anos que este ao serviço do Tottenham, vizinho e eterno rival do Arsenal.
O avançado de 30 anos marcou 14 golos em 17 jogos na Premier League nos dérbis com o Arsenal, sendo o o melhor marcador de sempre desse hiostórico duelo. E, apesar da época menos conseguida do Bayern em termos coletivos, atingiu já o seu recorde pessoal de 31 golos numa só época num campeonato.

Equipas prováveis

Arsenal: Raya; White, Saliba, Gabriel, Tomiyasu; Rice, Ødegaard, Havertz; Saka, Jesus, Martinelli
Ausentes: nada a assinalar
Em risco de suspensão: Havertz, Rice

Bayern: Neuer; Kimmich, De Ligt, Dier, Guerreiro; Laimer, Goretzka; Sané, Musiala, Coman; Kane
Ausentes: Upamecano (castigado)
Em risco de suspensão: Boey, Davies, Goretzka