Está aí o playoff da Liga dos Campeões entre o Benfica e o PSV. Eliminado o Spartak de Moscovo (por 4-0 nas duas mãos), a equipa de Eindhoven é o último obstáculo para a qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões. A equipa dos Países Baixos eliminou os dinamarqueses do Midtjylland com um total de 4-0 no conjunto das duas mãos.

Os encarnados certamente terão pela frente um adversário muito duro de roer, clube onde pontifica o português Bruma. No arranque do campeonato, o PSV arrancou com um triunfo por 2-0 sobre o Heracles, com Bruma em destaque, depois de ter inaugurado o marcador ao minuto 39´. Na segunda parte, Noni Madueke fechou a contagem fixando o resultado final.

Sobre o PSV: Em relação ao adversário dos encarnados, destaque para o avançado israelit Eran Zahvi e para o ex-campeão mundial Mario Gotze que tem tido um excelente arranque de época e que procura dar um novo rumo à carreira, aos 29 anos, ao serviço do PSV. Nota ainda para a irreverência do jovem inglês Noni Madueke, jogador muito bom tecnicamente mas também com golo. Eventualmente será no setor defensivo onde o PSV apresenta maiores fragilidades, o que poderá ser explorado pela equipa de Jorge Jesus.

Momento de forma

Também o Benfica vive um bom momento, com Jorge Jesus a já ter superado o seu melhor arranque de sempre ao leme dos encarnados, depois de quatro vitórias em outros tantos jogos oficiais. Os encarnados somam duas vitórias no campeonato até ao momento, depois dos triunfos frente ao Moreirense (1-2) e Arouca (2-0) a que se juntam também as duas vitórias frente ao Spartak Moscovo (2-0 e 0-2). Os encarnados também têm demonstrado uma boa capacidade tanto a nível ofensivo, como defensivo, com oito golos marcados e apenas um sofrid.

O conjunto holandês também conta com um registo impressionante neste arranque de temporada: São seis partidas consecutivas em que só conheceu o sabor da vitória. Nas duas eliminatórias disputadas na LC, o PSV despachou o Galatasaray (1-2 e 5-1) e o Midtjylland (3-0 e 0-1). Na Supertaça impôs-se ao Ajax com uma goleada por 4-0 e no arranque da Eredivisie, tal como relembrámos, venceu o Heracles Almeno por 2-0.

Histórico de confrontos entre as duas equipas

Benfica e PSV já mediram forças por sete vezes em partidas oficiais nas competições europeias. Os encarnados levam a melhor no histórico com duas vitórias, quatro empates e uma derrota: um registo com 11 golos marcados e oito sofridos. Mas certamente um jogo em especial está atravessado pela negativa na memória dos adeptos das águias. Em 1988, os encarnados deixaram fugir a Taça dos Campeões para os holandeses. Depois de um empate no final dos 90 minutos, o PSV levou a melhor na marcação de grandes penalidades (6-5). O primeiro confronto entre as duas equipas aconteceu em 1975, nos quartos de final da Taça dos Campeões, com um (0-0) em Eindhoven. No encontro na Luz, foram os visitantes que se impuseram com uma vitória por 1-2. Na última vez que as duas equipas se defrontaram em 2011, o Benfica levou a melhor nos quartos de final da Liga Europa depois de 4-1 na primeira mão e de um empate a 2-2 na casa do adversário.

Ausências do lado dos encarnados

São quatro, Ferro, Jan Vertonghen, Darwin Núñez e Haris Seferovic. Os jogadores não marcaram presença no último apronto dos encarnados e não serão opção para a partida frente ao PSV.

O que dizem os treinadores

Jorge Jesus

"São duas equipas que começaram muito bem a temporada, que já deviam estar na fase de grupos da prova. Estamos preparados para um adversário que nos vai criar muitos problemas, mas temos o nosso valor. Os nossos adeptos vão ser determinantes e podem ajudar-nos amanhã, sendo o 12.º jogador. Às vezes são mais importantes do que um ou outro jogador que não esteja a render tanto. O que interessa aqui é Benfica, Benfica, Benfica, vencer, vencer, vencer", disse o treinador à BTV.

Roger Schmidt

“A maior força do Benfica é que tem muita qualidade em termos de futebol. São muito bons com bola, a última decisão deles é muito boa, têm muitas opções na frente, como Yaremchuk ou [Gonçalo] Ramos. Vamos ver o ‘onze’ do Benfica amanhã [quarta-feira], mas todos estes jogadores são internacionais e muito bons”, realçou o alemão em conferência de imprensa.

Arbitragem

O alemão Felix Brych é o árbitro do jogo de quarta-feira entre o Benfica e o PSV Eindhoven, da primeira mão do ‘play off’ da Liga dos Campeões de futebol, informou hoje a UEFA.

No jogo no Estádio da Luz, com início às 20:00, Felix Brych terá como árbitros assistentes Mark Borsch e Stefan Lupp, numa eliminatória que já contará com vídeoárbitro (VAR), entregue ao também alemão Marco Fritz.

Brych, de 46 anos, é árbitro internacional desde 2007 e tem arbitrado vários jogos de equipas portuguesas ou da seleção nacional.

No Euro2020, foi quem esteve no jogo de eliminação de Portugal pela Bélgica nos oitavos de final (1-0), e com o Benfica esteve pela última vez na terceira pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões em 2020/21, na derrota com o PAOK (2-1).

A partida têm início marcado para as 20 horas desta quarta-feira no estádio da Luz. Pode acompanhar a partida AO MINUTO no SAPO Desporto.