Com o 3.º lugar na tabela classificativa da I Liga portuguesa a encaminhar-se para ser do Benfica (que tem oito pontos de avanço sobre o 4.º classificado, Sp.Braga, e quatro de atraso sobre o 2.º, FC Porto, a três jornadas do final da I Liga), a final de 2020/21 da Liga Europa poderá ter particular interesse para as 'águias'.

Manchester United e Villarreal vão medir forças em Gdansk, a 26 de maio, e um triunfo da equipa onde pontificam Bruno Fernandes e Cavani beneficiará o 3.º classificado da I Liga portuguesa (sexta do ranking da UEFA), que neste momento é ocupado pelo clube da Luz.

É que, desde há algumas épocas para cá, o vencedor da Liga Europa tem acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões da temporada seguinte. Só que o Manchester United terá esse lugar garantido também através da sua classificação final na Premier League inglesa, o que não sucederá com o Villarreal na Liga espanhola.

Assim, caso os Red Devils vençam a Liga Europa 2020/21, abrir-se-á uma vaga nas entradas diretas na Liga dos Campeões, a qual sorrirá ao 3.º classificado da Ligue 1 francesa (quinta do ranking da UEFA).

Consequentemente, o 3.º classificado da I Liga portuguesa, em vez de entrar em cena na 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões (aquela em que o Benfica foi eliminado esta temporada), ocupará a vaga do 3.º classificado da Liga francesa no 'paly-off', ou seja, entrando diretamente nessa fase, o que implicará ter de superar apenas uma ronda (e não duas) no acesso à tão desejada fase de grupos da Champions.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.