Num apronto aberto à comunicação social nos primeiros 15 minutos, os jogadores “encarnados” encontraram no terreno do Zenit um manto de relva limpo de neve, mas com muitas zonas queimadas pelo frio, com o treinador Jorge Jesus a colocar a equipa em troca de bolas junto a uma das balizas.

As temperaturas negativas em São Petersburgo são um dos maiores obstáculos para a equipa lisboeta, que durante os momentos de treino abertos não se cansaram de ouvir incentivos vindos das poucas dezenas de adeptos que viajaram com a equipa.

O jogo entre Zenit e Benfica, da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões está agendado para quarta-feira às 21h00 locais (17h00 em Lisboa), sob a arbitragem do sueco Jonas Eriksson.

O Benfica tem a sua maior baixa em Javi Garcia, que não viajou com a equipa devido a uma lesão muscular, enquanto o Zenit não contará com o português Danny, lesionado, o defesa italiano Criscito, com uma infeção estomacal, e tem em dúvida o guarda-redes Malafeev.

Fora das opções do italiano Luciano Spaletti estão também Bukharov e Lazovic, mas o treinador do Zenit diz que não poderá haver margem para desculpas.

«Podemos superar a ausência dos lesionados. Temos tudo, mas não temos desculpas, não podemos arranjar justificações. Queremos vencer o Benfica, e ponto final», disse hoje Spaletti.