A Liga dos Campeões é um prova fundamental para as contas dos clubes europeus devido aos elevados prémios que a UEFA paga por vitórias ou empates, mas neste capítulo há três clubes que ainda não somaram qualquer euro na fase de grupos e o Benfica é o grande destaque pela positiva.

A equipa de Rui Vitória fez história na Liga dos Campeões pela negativa, uma vez que nunca um cabeça de série de um grupo tinha somado tantas derrotas consecutivas, e atendendo aos prémios que a UEFA atribuiu aos participantes não é difícil constatar que a participação do Benfica nesta edição da competição tem sido um redondo descalabro com cinco derrotas consecutivas e apenas um golo marcado.

Até ao momento, os 'milionários' do Manchester City e o PSG já somaram um total de 7,5 milhões de euros, seguidos pelo Tottenham que já amealhou 6,5 milhões de euros.

Ao nível dos clubes portugueses, FC Porto e Sporting já conquistaram 3,5 milhões de euros enquanto que o Real Madrid, campeão europeu em título, já somou um total de 5 milhões da fase de grupos.

Em destaque pela negativa estão três clubes que já dominaram o panorama europeu no passado, mas que nesta edição da Liga dos Campeões ainda não somaram qualquer ponto. O Feyenoord, campeão Europeu na época 1969/1970, soma zero pontos, tal como os belgas do Anderlecht que ainda não somaram qualquer vitória ou empate na fase de grupos. Já o Benfica com zero pontos em cinco jogos e apenas um golo marcado tem o pior registo da fase de grupos.

Recorde-se que por cada vitória na fase de grupos, a UEFA paga aos clubes vencedores 1,5 milhões de euros enquanto que por um empate atribiu 500 mil euros.

Prémios da fase de grupos até à 5ª jornada da Liga dos Campeões

Manchester City - 7,5
PSG - 7,5
Tottenham - 6,5
Man. United - 6
Bayern - 6
Barcelona - 5,5
Besiktas- 5,5
Liverpool - 5,5
Chelsea - 5
Real Madrid – 5
Basileia - 4,5
CSKA Moscovo - 4,5
Shakhtar - 4,5
Juventus – 4
Roma - 4
FC Porto - 3,5
Sporting - 3,5
Leipzig - 3,5
Sevilha - 3,5
Atl. Madrid - 3
Nápoles - 3
Spartak Moscovo – 3
Celtic - 1,5
Mónaco - 1
Dortmund - 1
APOEL - 1
Maribor – 1
Qarabag - 1
Olympiakos - 0,5
Feyenoord - 0
Anderlecht 0
Benfica - 0