Benfica e Barcelona defrontam-se, esta quarta-feira, para a segunda jornada do grupo E da Liga dos Campeões, num encontro que colocará frente a frente duas equipas que não venceram no arranque da prova milionária. As 'águias' empataram sem golos no reduto do Dínamo de Kiev, enquanto os catalães perderam 0-3 na receção ao Bayern Munique.

Guia de forma

A equipa comandada por Jorge Jesus encontra-se a todo o gás na I Liga, com sete vitórias consecutivas nas primeiras sete jornadas da prova. Os 'encarnados' somam um saldo positivo de 15 golos (19 marcados e quatro sofridos), e lideram com um total de 21 pontos - mais quatro que o segundo e terceiro classificados, FC Porto e Sporting, respetivamente.

No último sábado, o Benfica venceu o Vitória de Guimarães por 3-1, no Estádio D. Afonso Henriques. Roman Yaremchuk bisou ainda na primeira parte (30' e 41') e João Mário assinou o terceiro das 'águias', estavam corridos 73 minutos.

Já o Barcelona, que esta temporada perdeu a grande figura do clube Lionel Messi, atravessa um período complicado, com um total de três vitórias e três empates em seis jogos no campeonato espanhol, resultados que lhe valem a sexta posição na tabela.

Ainda assim, o conjunto de Ronald Koeman voltou aos triunfos na Liga Espanhola na última ronda, ao receber e vencer o Levante por 3-0. O encontro marcou o regresso do jovem Ansu Fati aos jogos, após um ano parado devido a lesão. O avançado de 18 anos entrou aos 81 minutos e fez o 3-0, no regresso dos 'blaugrana' aos triunfos após os empates com o Granada (1-1) e Cádiz (0-0) e a derrota na receção ao Bayern Munique (3-0).

Diogo Gonçalves recupera de lesão muscular e é baixa certa para o encontro desta quarta-feira. "André Almeida tem vindo a treinar, mas ainda não está ao nível que a Champions exige. Temos o Gil Dias e o Valentino Lázaro, que foi titular contra o Vitória de Guimarães. Tenho várias hipóteses para essa posição", afirmou Jorge Jesus na antevisão à partida.

Histórico

Relativamente ao confronto direto entre as duas equipas, que já não se defrontam desde 2012, o Benfica só conta com uma vitória, mas foi o maior triunfo da sua história.

No primeiro duelo, em 1960/61, os encarnados conquistaram, perante o Barcelona, a sua primeira Taça dos Campeões Europeus (3-2). Seguiram-se três empates, todos a zero, e três derrotas. No Grupo B da Taça dos Campeões de 1991/92, registou-se um nulo na Luz e uma derrota por 2-1 em Camp Nou.

Já nos quartos de final da Liga dos Campeões de 2005/06, o nulo conseguido na Luz não resistiu em Barcelona, onde os encarnados perderam por 2-0. Por fim, na fase de grupos, em 2012/13, o Benfica perdeu em casa por 2-0 e três dias depois arrancou um nulo no campo dos 'blaugrana'. Tudo somado: uma vitória, três empates e três derrotas.

O que dizem os treinadores

Jorge Jesus: "O que me preocupa é quando o Barcelona tiver bola, o ataque posicional, as saídas, a bola parada... Não estou preocupado quando a nossa equipa tiver bola porque aí é o treinador do Barcelona que tem de pensar e pensar como pode parar o Rafa, o Darwin... Ele é que tem de partir a cabeça toda e não eu."

Ronald Koeman: “Jogam em casa e vão ter o ambiente a seu favor, vão tentar atacar para ganhar. Não são uma equipa que jogue para não perder. Sabemos que é uma equipa forte, tenho a experiência de saber o quão grande é. Será um jogo bonito, precisamos de ter um bom resultado e pela frente estão dois estilos diferentes, pelo que podemos esperar um jogo interessante."

Árbitro

O italiano Daniele Orsato é o árbitro do jogo entre Benfica e Barcelona. Orsato, de 45 anos, árbitro da final da Champions de 2019/20, entre Bayern Munique e Paris Saint-Germain (1-0), regressa, assim, a Lisboa e ao Estádio da Luz, palco do mais importante jogo da sua carreira.

O transalpino estará pela quarta vez num jogo do Benfica, depois de ter arbitrado as ‘águias’ duas vezes na Liga dos Campeões - vitória fora com o Anderlecht (3-2, 2013/14), e na derrota fora com o Bayern Munique (5-1, 2018/19) - e uma na Liga Europa - derrota fora com o Eintracht Frakfurt (2-0, 2018/19).

Orsato será coadjuvado pelos árbitros assistentes Alessandro Giallatini e Ciro Carbone, e no videoárbitro estará Massimiliano Irrati.

O Benfica-Barcelona tem início marcado para as 20 horas e pode ser acompanhado AO MINUTO no SAPO Desporto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.