Benfica, Bayern Munique e Inter de Milão juntaram-se hoje a Barcelona, Real Madrid e AC Milan no lote de equipas apuradas para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, que cumpriu hoje a primeira metade da quinta jornada.

Em Old Trafford, o Benfica entrou em campo com a consciência de que uma vitória, ou o mesmo resultado que o alcançado pelo Basileia em casa do Otelul, abriria as portas dos oitavos de final, mas o empate 2-2 com o Manchester United, que lhe permitiu garantir a vantagem no confronto direto com o conjunto inglês, invalidou a vitória dos suíços na Roménia e deu o "passaporte" aos lisboetas.

Um autogolo de Phil Jones, aos três minutos, colocou o Benfica na fronte do marcador, mas tentos de Berbatov, 30, em posição irregular, e de Fletcher, 59, permitiram ao United dar a volta ao marcador, mas a reação dos "encarnados" de Lisboa foi imediata e Aimar, apenas dois minutos depois, repôs a igualdade.

O 2-2 acabou por prevalecer até final, resultado que permitiu ao Benfica assegurar a presença nos oitavos de final na "Champions", algo que apenas tinha conseguido nas edições de 1994/95 e 2005/2006.

Esperada era a passagem dos alemães do Bayern Munique, que não tiveram dificuldades na receção aos espanhóis do Villarreal e venceram por 3-1, assegurando igualmente a vitória no Grupo A, ao beneficiarem da derrota dos ingleses do Manchester City em Itália com o Nápoles.

A vitória (2-0) dos franceses do Lille na Rússia sobre o CSKA Moscovo abriu as portas dos oitavos de final ao Inter de Milão, tendo os italianos assegurado ainda a vitória no grupo B, ao empatarem 1-1 em casa dos turcos do Trabzonspor.

Cumprida esta metade da ronda, a próxima jornada nos quatro grupos hoje disputados será decisiva para nove formações, de onde sairão quatro para os oitavos da "Champions" e outras quatro para os 16 avos de final da Liga Europa.

Na quarta-feira, cumpre-se a quinta jornada dos grupos E, F, G e H, sendo que apenas no último são já conhecidos os apurados para os oitavos de final, Barcelona e Ac Milan, enquanto BATE Borisov ou Viktoria Plzen discutirão a vaga em aberto para a Liga Europa, vaga que dificilmente escapará aos primeiros.

Nos restantes grupos tudo continua em aberto, realçando-se o Grupo G, do FC Porto, em que os "dragões", que defrontam em Donetsk os ucranianos do Shakhtar, terão de vencer os seus dois jogos para poderem seguir em frente na "Champions".