A derrota do Benfica frente ao Moreirense por 3-1 da passada sexta-feira acentuou a crise de resultados da equipa comandada por Rui Vitória e aumentou a contestação ao técnico dos 'encarnados' numa altura em que as 'águias' arriscam-se a igualar o registo de pior série de derrotas do clube que remonta à época 1996/1997.

Com três derrotas consecutivas nos últimos três jogos, o Benfica perdeu a liderança do campeonato e colocou em risco o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões sendo que é preciso recuar 21 anos para encontrar um registo semelhante e que marcou até ao momento a pior série de derrotas do clube da Luz.

No final da época 1996/1997, o Benfica comandado por Manuel José entrou numa série negativa de quatro derrotas consecutivas após um triunfo tangencial sobre o Leça por 1-0. Na deslocação ao Estádio das Antas, os 'encarnados' iniciaram então a série negativa de resultados com uma derrota por 3-1 com o rival FC Porto. Seguiram-se depois as derrotas com o Vitória de Guimarães na Luz, por 2-0, e a derrota na final da Taça de Portugal com o Boavista por 3-2. No último jogo da época, o Benfica de Manuel José perdeu no Restelo com o Belenenses por 1-0 naquele que foi até ao momento o pior registo de derrotas consecutivas dos 'encarnados'.

Já esta época, o Benfica iniciou um registo negativo de derrotas depois de garantir o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões e de assumir a liderança do campeonato com um triunfo sobre o FC Porto por 1-0.

Com a derrota em Amesterdão por 1-0, a equipa liderada por Rui Vitória foi surpreendida no Estádio Nacional do Jamor com o Belenenses ao perder por 2-0. A segunda derrota consecutiva dos 'encarnados' custou a liderança do campeonato e permitiu ao FC Porto ultrapassar o Benfica na tabela classificativa.

Na passada sexta-feira, o Moreirense 'gelou' a Luz com um triunfo categórico por 3-1 e abriu caminho para a pior série do Benfica em 21 anos em caso de derrota na próxima quarta-feira com o Ajax.