Para a contabilidade da época que se aproxima (somatório das cinco temporadas anteriores), o Benfica parte como 17.ª melhor equipa da UEFA, lugar que o colocará no Pote 2 do sorteio para a “Champions”.

Além de evitar o Real Madrid, que passará a ser treinado pelo actual campeão europeu, ao serviço do Inter de Milão, o Benfica também não se cruzará na fase de grupos com Lyon (se os franceses não passarem para o Pote 1, caso o Sevilha falhe o apuramento), Werder Bremen (ainda à condição, porque também disputa os “play-off”), AS Roma, Shaktar Donetsk, Valência e Marselha.

Certo é que Inter de Milão, FC Barcelona, Manchester United, Chelsea, Arsenal, Bayen de Munique ou AC Milan (Sevilha e Lyon estão ainda sem posicionamento definido) encabeçarão o grupo onde ficar colocado o Benfica.

O Sporting de Braga, que terá de passar por duas eliminatórias para conseguir chegar à fase de grupos, será cabeça de série no sorteio para a terceira pré-eliminatória, evitando equipas incómodas como o Zenit de São Petersburgo, Ajax, Fenerbahçe e Dínamo de Kiev.

Entre os potenciais adversários dos bracarenses estão o Celtic de Glasgow ou o PAOK de Salónica.

Se conseguir chegar ao decisivo “play-off”, podem calhar em sorte (ou azar) ao Sporting de Braga o Sevilha, Werder Bremen ou Tottenham.

Na Liga Europa, o FC Porto, no 15.º lugar do “ranking”, tem apenas uma eliminatória para superar na caminhada para a fase de grupos, sendo mesmo a segunda equipa mais cotada em prova, só superado pelo Liverpool, que entra em competição na ronda anterior.

Caso passe as duas pré-eliminatórias, também o Sporting (28.º) integrará o Pote 1, por ser o sexto clube com melhor “ranking” entre os participantes.
Melhores que o Sporting, além de Liverpool e FC Porto, só CSKA de Moscovo, PSV Eindhoven e Juventus.

Já o Marítimo (172.º), que entra na eliminatória anterior à dos “leões” (segunda), ficará sempre no Pote 4 (último) caso alcance a fase de grupos.