Benfica e Mónaco encontram-se esta noite, às 19h45, no Estádio da Luz, para o jogo da quarta jornada do grupo C da Liga dos Campeões, com o objetivo de recuperar o tempo perdido no jogo da terceira ronda.

O nulo no Principado do Mónaco não agradou a ninguém, já que os monegascos acabaram por perder a liderança do grupo, enquanto os encarnados prolongaram a sua série negativa, somando já três jogos nesta edição da liga milionária sem qualquer vitória. Aliás, a equipa de Jorge Jesus igualou já o pior registo sob o comando do técnico de 60 anos.

Com efeito, também em 2012/13 o Benfica chegou a esta fase com somente um ponto. Recuperaria algum fôlego nos derradeiros três jogos, mas já não foi a tempo de alcançar o apuramento. De facto, só por uma vez nas quase seis épocas que leva na Luz é que o treinador conseguiu passar aos oitavos de final da ‘liga milionária’.

E se na época passada, 10 pontos não chegaram ao clube da Luz para seguir em frente na Champions, esses mesmos 10 pontos são agora o máximo a que os encarnados podem aspirar, ou seja, há um mau augúrio para as expectativas de Jorge Jesus.

Para complicar as ambições encarnadas, Jorge Jesus não pode contar com o castigado Lisandro Lopez ou com os lesionados Eliseu, Fejsa, Ruben Amorim, Sílvio e Ola John. Em sentido inverso, Jardel e Gaitán já deverão entrar no ‘onze’, face à recuperação do médio argentino e do central brasileiro dos problemas físicos que os limitaram nas últimas semanas.

Um resultado negativo perante a formação de Leonardo Jardim hipoteca, praticamente, qualquer sonho europeu, onde até a eventual passagem para a Liga Europa fica em risco. Tem a palavra o Benfica.