Depois de somar duas derrotas nas duas primeiras partidas, o Benfica está obrigado a pontuar na receção ao Manchester United, em jogo da 3.ª ronda do Grupo A da prova.

A equipa de Rui Vitória perdeu os dois primeiros jogos frente a adversários teoricamente mais acessíveis (2-1 em casa com o CSKA Moscovo e 5-0 fora com o Basileia), pelo que a tarefa frente ao Manchester United avizinha-se muito complicada.

E nesse aspeto os números frente ao Manchester United não ajudam o Benfica. Este será o 10.º encontro entre estas duas formações nas provas da UEFA, com clara vantagem dos ingleses que venceram por seis vezes. A única vez que o Benfica venceu foi na época 2015/2006, quando Beto apontou o tento que deu a vitória (2-1) aos ´encarnados`. Um golo que na altura valeu a qualificação do Benfica para os oitavos-de-final da prova, em detrimento dos ´red devils` que acabaram eliminados.

Dos anteriores nove jogos entre ambos, destaque para a final da Taça dos Campeões europeus em maio de 1968, ganho pelo United ao Benfica. Em Londres, o jogo terminou empatado a uma bola no tempo regulamentar, mas no prolongamento o United marcou por três vezes e acabou por golear os ´encarnados`.

Dois anos antes dessa final perdida em Londres, o Benfica sofria a maior derrota caseira em provas da UEFA, diante do Manchester. Uma goleada por 5-1, numa equipa inglesa com muitas estrelas, como Law, Best ou Bobby Charlton.

Mas há mais números que não favorecem o Benfica nesta luta com o poderoso Manchester United. A equipa vem de três derrotas consecutivas na Liga do Campeões, sendo que apenas venceu um dos últimos seis jogos na prova.

O jogo marca ainda o regresso de José Mourinho à Luz, 17 anos depois de ter deixado o Benfica. O técnico só perdeu uma vez frente ao Benfica, exatamente no seu último jogo pelo FC Porto: na Taça de Portugal em 2004, os ´encarnados` derrotaram o já campeão europeu FC Porto por 2-1, após prolongamento. Frente ao Benfica, Mourinho tem um saldo francamente positivo: quatro vitórias e apenas uma derrota em sete jogos.

Mas há um dado que pode animar os benfiquistas: José Mourinho só venceu em uma das cinco deslocações a Portugal. O ´Special One` soma duas derrotas, um empate e apenas uma vitória, pelo Chelsea, em Alvalade, em 2014, em solo português.

O United chega à Luz num bom momento, já que não perde há 11 jogos. Já o Benfica venceu apenas três dos últimos nove jogos: três derrotas e três empates.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.