O AC Milan é o adversário a evitar pelo Benfica no sorteio dos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, que se realiza na sexta-feira em conjunto com o da Liga Europa.

FC Porto, relegado da “Champions”, Sporting e Sporting de Braga também ficam a conhecer os adversários nos 16 avos de final e nos “oitavos” da segunda prova europeus de clubes, no sorteio que se vai realizar na sede da UEFA, em Nyon (Suíça).

A vitória no grupo C da liga “milionária”, que parecia destinada ao Manchester United – afinal, modesto terceiro classificado, atrás do Basileia -, permitiu ao Benfica evitar os principais colossos da prova, mas não os milaneses, que terminaram no segundo lugar de “poule” H, ganha pelo insuperável FC Barcelona, detentor do troféu.

O Benfica, que por força do regulamento terá a vantagem de jogar a segunda mão em casa, poderá encontrar também os restantes segundos classificados dos respetivos agrupamentos, casos do Nápoles, CSKA de Moscovo, Lyon, Bayer de Leverkusen, Marselha e Zenit de São Petersburgo, este último num grupo em que o FC Porto se limitou ao terceiro lugar.

O triunfo do clube lisboeta, que não poderá defrontar o Basileia, o mais acessível dos segundos colocados, permitiu-lhe evitar os pesos-pesados Bayern de Munique, Inter de Milão, Chelsea, Arsenal, Real Madrid e Barcelona, mas, por outro lado, também o apetecível ao APOEL de Nicósia, sensacional vencedor do grupo do FC Porto.

O sorteio da Liga Europa é mais complexo e está dependente dos jogos da última jornada da fase de grupos, marcada para quarta e quinta-feira, mas relativamente ao Sporting existe já a certeza de defrontar o segundo colocado de outro grupo ou uma das quatro piores equipas da “Champions”, na qualidade de vencedor da “poule” D.

O FC Porto é precisamente uma dessas equipas, uma vez que terminou a participação na Liga dos Campeões como um dos quatro piores terceiros posicionados no respetivo agrupamento, mas não poderá encontrar os “leões”, pois o regulamento impede que se defrontem equipas do mesmo país.

O Sporting de Braga também já assegurou a continuidade na prova, mas só depois do embate com o Club Brugge, na Bélgica, saberá se vai assistir ao sorteio na qualidade de vencedor ou de segundo classificado do grupo H.

Tal como sucede com o regulamento da Liga dos Campeões, tanto o Sporting como o Braga não poderão ser sorteados com equipas do mesmo grupo da fase anterior da competição e também o vencedor terá a vantagem de disputar a segunda mão no seu estádio.