Um empate frente ao Otelul Galati, na quarta-feira, no Estádio da Luz, pode ser suficiente para que o Benfica vença o Grupo C da Liga dos Campeões de futebol, algo que não acontece desde 1995.
Com a presença nos “oitavos” já assegurada, os “encarnados” garantem, caso ganhem, o primeiro lugar no agrupamento, graças à vantagem (1-1 na Luz e 2-2 em Old Trafford) sobre o Manchester United, que tem o mesmo número de pontos (nove) e joga no mesmo dia terreno do Basileia (oito).
O treinador Jorge Jesus tem apenas Luisão em dúvida para o confronto com a equipa romena, que não conseguiu ainda pontuar na prova.
O Benfica surgirá diante dos romenos do Otelul após a eliminação da Taça de Portugal, na sexta-feira, tendo caído no Estádio dos Barreiros, diante do Marítimo, por 2-1, naquela que foi a primeira derrota dos “encarnados” esta temporada.
Apesar da qualificação garantida e da liderança no grupo à sexta e última ronda, o Benfica procura a primeira vitória em casa, apesar dos registos como anfitrião nos tempos mais recentes serem bastante positivos, com apenas uma derrota nos últimos 18 jogos em casa nas competições da UEFA.
A equipa de Jorge Jesus tinha vencido seis partidas seguidas como visitada antes dos empates ante o Manchester United e o Basileia.
A última vez que o Benfica jogou em casa contra uma equipa romena foi nos 16 avos de final da Taça UEFA de 2006/07, tendo vencido o Dínamo de Bucareste, por 1-0, graças a um golo de Fabrizio Miccoli aos 90 minutos, que contribuiu para o triunfo por 3-1 na eliminatória.
No total, o registo do Benfica em jogos em casa contra equipas da Roménia é de três vitórias, um empate e uma derrota.
Antes da atual campanha, o Otelul só tinha visitado uma equipa vencedora da Taça dos Clubes Campeões Europeus: na primeira eliminatória da Taça UEFA de 1988/89, quando os romenos perderam por 5-0 no terreno da Juventus.
Preparam-se agora para jogar pela segunda vez no mesmo ano no reduto de um antigo campeão europeu, depois de terem perdido por 2-0 frente ao United, em Manchester, na quarta ronda.
Comentários