O Benfica já sabe que, no pior dos cenários, irá estar no pote 3 do sorteio da Liga dos Campeões do próximo ano. No entanto, os 'encarnados' ainda podem subir ao pote 2, evitando assim menos 'tubarões' na fase de grupos. Mas para isso, será preciso muitas combinações de resultados.

O primeiro é que seja o Chelsea a vencer a Liga Europa. O vencedor do troféu tem entrada direta no pote 1 e, se forem os 'blues' a derrotar o Arsenal, a equipa londrina sobe do segundo para o primeiro pote, abrindo assim uma vaga.

Mas para lá chegar, o Benfica precisa ainda que FC Porto ou Ajax não consigam entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões. Os dois clubes vão estar em duas eliminatórias de acesso à fase de grupos da prova.

Mas se for o Arsenal a vencer a Liga Europa (os 'gunners' subiriam ao pote 1), o Chelsea permanece no pote 2, e o Benfica ficaria com mais dificuldades em lá chegar, já que precisaria das derrotas de FC Porto e Ajax nas eliminatórias de acesso à fase de grupos da Liga milionária.

Se o FC Porto ultrapassar a pré-eliminatória e os play-off da Liga dos Campeões, já sabe que irá estar no pote 2 do sorteio da fase de grupos da prova.