O Sporting de Braga só necessita de bater em casa o Union de Berlim esta quarta-feira para assegurar já um lugar nos play-offs de acesso aos oitavos, mas da Liga Europa. Em Braga, os arsenalistas ainda têm possibilidades de sonhar com os oitavos da Champions, embora nesta ronda possam ficar já eliminados, se o Nápoles vencer o já apurado Real Madrid no Bernabéu.

Para garantir o objetivo mínimo, a manutenção nas provas europeias, os arsenalistas têm de repetir o que conseguiram na Alemanha, onde venceram por 3-2, graças a um tento do suplente Castro já nos descontos, depois de terem estado a perder por 2-0.

Os comandados de Artur Jorge partem como favoritos, sendo que, mesmo empatando, podem manter-se na corrida aos oitavos da Champions, se o campeão italiano Nápoles cair no reduto do já apurado Real Madrid. Caso fique a três ou menos pontos dos transalpinos, o conjunto bracarense jogará o apuramento na última ronda, precisamente no Estádio Diego Armando Maradona.

Jogos recentes SC Braga

Neste grupo C, a liderança pertence ao já apurado Real Madrid, com 12 pontos, seguido de Nápoles, com sete, Sporting de Braga, com três, e Union Berlin, com um.

O Union Berlim estará na máxima força na Pedreira, tal como o SC Braga. O médio líbio Al Musrati, que falhou os últimos dois encontros da equipa arsenalista, treinou sem limitações e mais uma opção para Artur Jorge.

Momento de forma: Uma união que não faz a força e uns guerreiros com fome de golos

O SC Braga chega moralizado neste encontro, depois de ter eliminado Portimonense da Taça de Portugal com uma goleada (4-1). Os arsenalistas só perderam para a Champions nos últimos 10 jogos, exatamente para o Real Madrid, equipa que os venceu em duas ocasiões (2-1 na Pedreira e 3-0 no Bernabéu).

Neste período de dez jogos, destaque também para dois empates, diante de Gil Vicente para a I Liga e Casa Pia na Taça da Liga.

Pior está o Union Berlim, a atravessar uma grave crise desportiva. O clube alemão trocou de treinador há menos de uma semana, quando afastou o suíço Urs Fischer e nomeou o croata Nenad Bjelica para tentar tirar a equipa do caminho dos maus resultados.

A equipa onde joga o central português Diogo Leite pontuou em Nápoles (1-1) na última ronda da Champions, mas chegam a Braga numa impensável série de 15 jogos sem ganhar em todas as competições (dois empates e 13 derrotas), desde o 4-1 no reduto do Darmstadt, no longínquo 26 de agosto.

Histórico: Minhotos em vantagem

Além do triunfo dos portugueses na Alemanha esta época, Braga e Union Berlin mediram forças na época passada no Grupo D da Liga Europa, com vitórias caseiras, uma para cada lado, pelo mesmo resultado (1-0).

Na Pedreira, o jogo foi decidido com um golo do avançado Vitinha, que trocou os minhotos pelo Marselha. No Stadion Alte Försterei em Berlim, uma grande penalidade de Robin Knoche bastou para o Union levar a melhor sobre o SC Braga.

Esta época, o Union Berlin apanhou-se a vencer em casa com dois golos de Becker, mas os minhotos lograram a reviravolta, de forma época, com golos de Niakaté, Bruma e Castro, este último nos derradeiros minutos de desconto.

O que dizem os treinadores

Artur Jorge (SC Braga): "Esse jogo terá de servir de inspiração em termos de atitude competitiva da equipa e como motivo de ânimo de que somos capazes se acreditarmos do primeiro ao último minuto. Foi um jogo e uma exibição que está bem presente na memória de cada um de nós e que fica na nossa história. Mas amanhã [quarta-feira] teremos um jogo diferente"

Nenad Bjelica (Union Berlim): " claro que a equipa tem que ter esse sentimento. A equipa tem tido algum azar no seu percurso na ‘Champions’. Vamos a jogo para fazer melhor e, se tudo correr bem, assegurar a vitória. Conversámos com os jogadores nos últimos dias e esperamos um resultado positivo, sendo necessário para isso concentração do primeiro ao último minuto"

O SC Braga-Union Berlim está agendado para às 20h00 desta quarta-feira na Pedreira e pode ser seguido EM DIRETO no SAPO Desporto. O encontro será dirigido pelo árbitro francès Clément Turpin, de 41 anos. Internacional desde 2010, Turpin terá como assistentes Nicolas Danos e Erwan Finjean, Willy Delajod será o videoárbitro, com o apoio do inglês Stuart Attwell.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.