O Ajax venceu esta terça-feira em Atenas o AEK por 2-0 e garantiu o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Este resultado ajuda também o Benfica uma vez que os 'encarnados' garantem já a presença na Liga Europa ainda antes de entrarem em campo frente ao Bayern Munique.

Ainda antes do apito inicial do inglês Michael Oliver o encontro já aquecia, isto depois de ontem adeptos das duas equipas se terem envolvido em confrontos nas ruas de Atenas. Nas bancadas do Estádio Spiros Louis, a polícia foi obrigada a intervir para evitar novos confrontos e travar o arremesso de tochas. Registou-se mesmo um incêndio, ao que tudo indica, provocado pelo arremesso de um cocktail Molotov arremessado por adeptos gregos para junto da bancada onde estão os adeptos visitantes.

O Ajax foi sempre a equipa mais perigosa desde início, mas o encontro não teve grandes oportundidades de golo. Os holandeses foram os primeiros a criar algum perigo apenas à passagem da meia-hora de jogo. David Neres apareceu a cabecear perto da baliza de Barkas depois de uma boa jogada coletiva, mas a defensiva grega cortou o lance. Logo de seguida, Schone cobrou um live direto que passou muito perto da trave.

O AEK também dispôs de uma boa oportunidade para inaugurar a partida em cima do apito para o intervalo. Wober falhou o corte e Ponce quase fez o primeiro dos gregos.

A equipa holandesa entrou mais forte no segundo tempo à procura do golo e Donny van de Beek esteve muito perto de ser o autor do tento, mas o seu remate embatou no poste da baliza grega.

O golo acabaria mesmo por chegar aos 68 minutos. Livaja, que já tinha visto amarelo, foi castigado com uma expulsão por ter tocado a bola dentro da área. Na conversão da respetiva grande penalidade, Tadic colocou o Ajax em vantagem. O sérvio acabaria por bisar aos 72 minutos. Neres ganhou a bola a Chyrgrynskiy, deixou para Huntelaar e o holandês serviu Tadic, que rematou para o fundo das redes de Barkas.

Os gregos ainda deram um sinal da sua graça perto dos 90 minutos com um grande remate de Lucas Boye. Andre Onana vou literalmente para defender o pontapé fortíssimo do avançado argentino de 22 anos.

Com este resultado, o Ajax garantiu a presença nos oitavos de final da Liga dos Campeões.