A fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol desta temporada vai ter 39 jogadores portugueses, mas apenas 17 estão inscritos por FC Porto e Benfica, as duas equipas lusas na prova.
Na lista oficial, publicada no sítio da UEFA, os “encarnados” têm 14 jogadores portugueses, mas três deles – André Almeida, Fábio Faria e Carlos Martins – foram emprestados.
O Benfica é a equipa com mais portugueses, embora seis sejam da lista B (jogadores formados no clube), dos quais Luís Martins, David Simão, Ruben Pinto e Nelson Oliveira fazem parte do plantel sénior.
Menos representatividade portuguesa tem o campeão FC Porto, que apenas apresenta seis jogadores lusos na lista, mas apenas Rolando, João Moutinho e Silvestre Varela fazem parte do plantel sénior, aos quais se juntam três juniores.
O Real Madrid tem apenas menos um jogador português do que os “dragões”, tendo José Mourinho inscrito Ricardo Carvalho, Pepe, Fábio Coentrão e Cristiano Ronaldo, além do jovem defesa da equipa B Pedro Mendes.
O Chelsea, também treinado pelo português André Villas-Boas, tem igualmente cinco portugueses na lista oficial: Hilário, Bosingwa, Paulo Ferreira, Raul Meireles e Aliu Djaló (Lista B).
Com Cristiano, Ricardo Costa e Miguel, o Valência apresenta três portugueses, tantos como o APOEL, adversário do FC Porto, que tem no seu plantel Paulo Jorge, Nuno Morais e Hélio Pinto.
Também na “poule” do FC Porto está o Zenit, que traz de volta a Portugal os internacionais lusos Bruno Alves e Danny.
Único português no Manchester United, Nani é uma das grandes “estrelas” lusas na prova, com Mano (Villarreal), Tonel (Dínamo Zagreb) e Anthony Lopes (Lyon) a completarem a lista de jogadores portugueses.
No Marselha, surge também um jogador com nacionalidade portuguesa, o guarda-redes Elinton Andrade, naturalizado para representar a seleção de futebol de praia.
Comentários