O futebolista Cristiano Ronaldo, de 33 anos, e o treinador José Mourinho, de 55, já se defrontaram em 15 ocasiões, com vantagem do técnico, que ganhou sete vezes e só perdeu três.

O jogador da Juventus ainda pode acrescentar um quarto 'triunfo', pois um dos cinco empates 'caiu' a seu favor no desempate por grandes penalidades, sendo que não perde com o treinador do Manchester United há quatro jogos e desde 2007.

Ronaldo e Mourinho cumpriram quase a totalidade dos seus confrontos entre 2002/03 e 2008/09, já que, depois disso, só se defrontaram na Supertaça Europeia de 2017 e num jogo em que o 'capitão' da seleção lusa só entrou a sete minutos do fim.

Os confrontos aconteceram em sete competições e em cinco 'choques' diferentes, sendo que Cristiano Ronaldo cumpriu a grande maioria (12) ao serviço do Manchester United, clube liderado desde 2016/17 pelo técnico português.

Os embates entre Mourinho e Ronaldo tiveram o seu início em 2002/03, no que foi a primeira época completa do treinador no FC Porto, então com 39 anos, e a época de estreia do futebolista na equipa principal do Sporting, na altura um 'miúdo' de 17.

Numa época marcada pela conquista da Taça UEFA, o FC Porto foi 'avassalador' no campeonato, que ganhou com mais 11 pontos do que o Benfica e 27 em relação ao campeão em título Sporting.

Os 'dragões' venceram 27 dos 34 jogos, dois deles face aos 'leões', por 1-0 em Alvalade, onde Ronaldo substituiu Kutuzov aos 71 minutos, e por 2-0 nas Antas, com o extremo 'leonino' a ser titular e a sair aos 71, para dar o lugar a Luís Filipe.

Na época seguinte, Mourinho continuou no FC Porto e Ronaldo mudou-se para o Manchester United, após exibição deslumbrante, ainda com a camisola dos 'leões', no encontro de pré-época com os 'red devils' (3-1), para a inauguração do novo estádio.

Os dois portugueses encontraram-se nos oitavos de final da Liga dos Campeões e Ronaldo quase não participou na eliminação dos ingleses, que perderam por 2-1 nas Antas e empataram em casa 1-1, por culpa de um golo de Costinha.

Com problemas físicos, Cristiano Ronaldo apenas atuou os últimos 14 minutos do jogo em Portugal e oito em Old Trafford, ao entrar aos 75 e sair lesionado aos 83. O United acabou eliminado, também por culpa de um golo mal anulado a Scholes.

Mourinho havia de levar os 'dragões' ao título europeu e, em 2004/05, seguiu para o Chelsea, iniciando um duelo com Cristiano Ronaldo e o Manchester United, que teve oito episódios, ao longo de quatro temporadas.

Com uma equipa repleta de grandes jogadores, contratados a 'peso de ouro' pelo milionário Roman Abramovich, Mourinho começou melhor, batendo Ronaldo nas meias-finais da Taça da Liga inglesa de 2004/05 (0-0 em casa e 2-1 fora).

No final da época, com o título de campeão assegurado, bem como já vencedor da Taça da Liga, ainda ganhou fora ao United por 3-1, para a 37.ª jornada da 'Premier League'.

Em 2005/06, e depois de sete jogos consecutivos sem vencer, Ronaldo conseguiu, finalmente, superar Mourinho em 06 de novembro de 2005, na 11.ª ronda da Primeira Liga inglesa, graças a um golo de Darren Fletcher, que acabou com uma série de 40 jogos e mais de um ano de invencibilidade dos 'blues' no campeonato.

A 'alegria' do extremo português foi, porém, episódica, pois a temporada acabou com o técnico luso a 'sorrir', ao selar o 'bis' no campeonato precisamente face ao United, com um triunfo caseiro por 3-0. Ronaldo saiu aos 64 minutos.

A superioridade de Mourinho sobre Ronaldo prosseguiu na época 2006/07, já que, após um empate 1-1 em Old Trafford, para o campeonato, logrou bater o United na final da Taça de Inglaterra, em Wembley, graças a um golo de Drogba nos descontos.

O técnico luso falhou, porém, o 'tri', batido precisamente pelo United, que, com Ronaldo em campo, abriu a época seguinte a bater os londrinos na Supertaça inglesa, por 3-0, nos penáltis, após 90 minutos sem golos. 'Mou' sairia pouco depois.

Apesar do adeus do treinador português ao Chelsea, os dois voltaram a encontrar-se na época seguinte, a primeira de duas do treinador luso no Inter Milão, nos 'oitavos' da 'Champions'.

Dando sequência ao triunfo na 'Carling Cup', Ronaldo voltou a superiorizar-se, já que o United, com o português a 'full time', empatou a zero em Milão, onde os locais foram salvos pelo 'imperador' Júlio César, e venceu em casa por 2-0.

No jogo da segunda mão, em 24 de fevereiro de 2009, Cristiano Ronaldo marcou o segundo tento dos ingleses, aos 49 minutos, de cabeça, no que foi o seu único golo em 15 embates face a Mourinho.

Depois desse encontro, foi preciso esperar quase uma década para novo confronto, que quase não aconteceu, pois Ronaldo, então no Real Madrid, só entrou a sete minutos do final da Supertaça Europeia, em Skopje, na Macedónia.

Os 'merengues' já venciam por 2-1, com tentos de Casemiro e Isco. Pelo Manchester United, na segunda época sob o comando de Mourinho, faturou Lukaku.

Pelo meio, o treinador e o jogador uniram esforços entre 2010/11 e 2012/13 no Real Madrid, que, nessas três épocas, com Ronaldo em campo, somou 119 vitórias, 26 empates e 19 derrotas, em 164 jogos, com 169 golos do avançado luso, que se viria a tornar o melhor marcador da história dos 'merengues'.

Os confrontos 16 e 17 entre Mourinho e Ronaldo estão previstos, se não acontecer algo que os inviabilize, para terça-feira (23 de outubro), em Old Trafford, e para 07 de novembro, uma quarta-feira, em Turim.