Cristiano Ronaldo é o melhor marcador da história das taças europeias, dos Europeus, do Real Madrid ou da seleção portuguesa, mas, frente às equipas de José Mourinho, soma apenas um golo, em 15 jogos.
O único tento de Ronaldo a uma equipa liderada por Mourinho aconteceu em 2008/09, à 14.ª tentativa, em 11 de março de 2009, dia em que, em Old Trafford, marcou o segundo do Manchester United na receção ao Inter Milão.
Aos 49 minutos, o então '7' do United bateu o guarda-redes brasileiro Júlio César, ex-jogador do Benfica, de cabeça, após um cruzamento de Wayne Rooney, fazendo o 2-0 final, que qualificou os 'red devils' para os quartos de final da Liga dos Campeões.
O 'capitão' da seleção lusa não marcou mais nenhum tento aos conjuntos comandados por Mourinho, mas a verdade é que a sua veia goleada só se apurou após o seu ingresso no Real Madrid e, pelos 'merengues', só esteve sete minutos em confronto com o atual técnico do Manchester United, o que explica estes números.
Se contra só tem um golo, a favor tem a 'monstruosidade' de 169, em apenas 164 jogos, entre 2010/11 e 2012/13, épocas em que os dois coincidiram nos 'merengues', para conquistarem uma Taça do Rei, uma Liga espanhola e uma supertaça espanhola.
Antes, face a Mourinho, Ronaldo ficou em 'branco' nos dois jogos pelo Sporting, em 2002/03, em derrotas para o campeonato por 1-0, em casa, e por 2-0, fora. Apenas atuou os últimos 19 minutos em Alvalade e os primeiros 71 nas Antas.
Na época seguinte, já no Manchester United, voltou a não se dar bem com o FC Porto, que afastou os 'red devils' nos 'oitavos' da Liga dos Campeões, rumo ao título, mas Ronaldo pouca culpa teve, pois apenas atuou 22 minutos (14+8).
Pelo United, face ao Chelsea, também não conseguiu marcar, apesar de ter efetuado oito encontros, entre 2004/2005 e 2007/08, e ter estado em campo um total de 719 minutos.
Nesses oito embates, Mourinho levou quase sempre a melhor (quatro vitórias, contra uma), com o United a conseguir apenas cinco golos, apontados por Ryan Giggs (dois), Ruud van Nistelrooy, Darren Fletcher e Louis Saha.
Em 2008/09, Ronaldo conseguiu, finalmente, marcar um golo a uma equipa de Mourinho, na segunda mão dos oitavos de final da 'Champions', pois também ficou em 'branco' na primeira, muito por culpa do 'imperador' Júlio César.
Quase uma década depois, em 2017/18, o reencontro deu-se na Supertaça Europeia, com Ronaldo a entrar apenas a sete minutos do final na vitória por 2-1 do Real Madrid sobre o Manchester United, de José Mourinho.
Na terça-feira, Ronaldo vai defrontar Mourinho pela 16.ª vez, agora ao serviço da Juventus, pela qual ainda não se estreou a marcar na 'Champions': foi expulso no primeiro jogo, em Valência, ainda na primeira parte, com 0-0, e cumpriu castigo no segundo.
Comentários