O Manchester City, perante o Atlético de Madrid, e o Bayern Munique, face ao Villarreal, são claros favoritos a chegar às meias-finais da Liga dos Campeões em futebol, mais do que o Chelsea, face ao Real Madrid.

Os três clubes espanhóis partem, assim, como ‘outsiders’, mesmo os ‘merengues’, 13 vezes vencedores da competição, a última em 2017/18, ainda com Cristiano Ronaldo, perante os detentores do título, numa reedição das ‘meias’ da época passada.

Em 2020/21, o Chelsea, que viria a bater o City por 1-0 na final do Dragão, superou o Real Madrid por um total de 3-1, ao empatar 1-1 no Bernabéu e, depois, bater em casa os ‘blancos’ por 2-0, com tentos de Werner e Mount.

Os ‘blues’, mesmo com problemas internos, relacionados com as sanções impostas ao dono do clube, o russo Roman Abramovich, e vindos de um inacreditável 1-4 caseiro face ao Brentford, partem como principais favoritos.

As inúmeras soluções de qualidade ao dispor do alemão Thomas Tuchel fazem do Chelsea uma equipa muito perigosa, enquanto o Real Madrid tem ‘passeado’ em Espanha, mas por culpa do arranque desastrado do FC Barcelona, que demonstrou as enormes carências dos ‘merengues’ quando goleou no Bernabéu por 4-0, em 20 de março.

O avançado francês Karim Benzema, que falhou esse embate com o ‘Barça’, é a grande esperança do Real Madrid, depois do ‘hat-trick’ – ainda que com dois golos ‘oferecidos’ – com que ‘arrumou’ o Paris Saint-Germain nos oitavos de final.

O encontro da primeira mão realiza-se na quarta-feira, em Stamford Bridge.

No mesmo dia, o Villarreal, semi-finalista em 2005/06, recebe o Bayern Munique, seis vezes campeão da Europa, que é o indiscutível favorito, face aos ‘carrascos’ da Juventus, com um 3-0 em Turim, após um 1-1 caseiro.

Os espanhóis, detentores da Liga Europa, estão a realizar um percurso notável, liderados por Unai Emery, mas os bávaros são de ‘outro campeonato’, com o letal goleador Robert Lewandowski, eleito o ‘The Best’ nos dois últimos anos.

O Bayern foi campeão na Luz, em 2020, e quer agora recuperar o cetro, depois de na época passada ter sido eliminado nos ‘quartos’ pelo Paris Saint-Germain, numa eliminatória em que não pôde contar com o polaco, então lesionado.

Esta terça-feira, jogam os dois atuais ‘gigantes’ de Inglaterra, os dois clubes que lutam pela ‘Premier Legue’, o Liverpool e o Manchester City, curiosamente na véspera de se defrontarem no campeonato, em jogo marcado para o próximo domino.

Os ‘reds’ deslocam-se à Luz, onde vão tentar, certamente, deixar a eliminatória já resolvido, ou quase, enquanto o Manchester City, de João Cancelo, Rúben Dias e Bernardo Silva, é anfitrião do ‘perigoso’ Atlético de Madrid, de João Félix, que eliminou o Manchester United nos ‘oitavos’.

Mesmo sem ‘patrão’ da defesa Rúben Dias, a recuperar de lesão, o City, de Pep Guardiola, é favorito, em mais uma época em perseguição do primeiro título, que falhou a época passada na primeira presença na final (0-1 com o Chelsea, no Dragão).

Nos ‘oitavos’, o City deixou pelo caminho o Sporting, num duelo que resolveu na primeira mão, com uma goleada por 5-0 em Alvalade. No Etihad, jogo com uma equipa muito alternativa e limitou-se a fazer passar o tempo (0-0).

Os jogos da primeira mão dos quartos de final realizam-se esta terça e quarta-feira e os da segunda na semana seguinte, em 12 e 13 de abril.