O Chelsea é o novo campeão europeu de sub-19. Os londrinos bateram o Shakhtar Donetsk na final da UEFA Youth League por 3-2, numa final disputada no Centro de desportos de Colovray, em Nyon, Suíça.
A equipa ucraniana, que eliminou o Benfica nos quartos-de-final da competição, apresentou-se em 4-3-3 perante um Chelsea armado em 4-4-2, com destaque para a titularidade da estrela da companhia, Loftus-Cheek.
A partida começou praticamente com o golo do Chelsea aos seis minutos, após um belo trabalho de Solanke que assistiu Brown para o tento. A primeira metade continuou com o clube de Londres a dominar e aos oito minutos Musonda, numa jogada individual, obrigou o guardião ucraniano Kudryk a defesa apertada.
O Shakhtar apenas conseguiu reagir à passagem do minuto 14, numa jogada em que Vachiberadze conseguiu entrar na área mas permitiu o corte do central Christensen.
Aos 28 minutos Solanke voltou a aparecer na partida numa jogada individual em que deixou a defesa ucraniana para trás mas, perante Kudryk, atirou por cima.
E após uma fase de alguma calma na partida, o Shakhtar chega quase por acidente, ao empate. Cruzamento de Arendaruk e Christensen, na tentativa de corte, acaba por introduzir a bola na própria baliza (37). Mas os “blues” reagiram imediatamente e Boga (38) atirou para mais uma intervenção de Kudryk e depois Solanke e Musonda falharam consecutivamente o desvio quase em cima da linha de golo.
A segunda metade voltou a ter um golo “blue” cedo. Boga trabalhou na esquerda e descobriu Solanke (47) sozinho na área que cabeceou sem hipóteses para o guarda-redes ucraniano.
O Shakhtar reagiu e desperdiçou, logo de seguida, uma excelente ocasião para alcançar o empate mas Vachiberadze, sozinho ao segundo poste após livre de Sakhution, cabeceou ao lado.
E como quem não marca, sofre, o Chelsea chegou ao 3-. Musonda “rasgou” a defesa do Leste Europeu e deu para Brown que, com um remate de pé esquerdo em arco à entrada da área, bisou na partida (55).
O jogo tornou-se mais lento, com o Chelsea a controlar as operações e permitindo apenas a Zubkov (74) uma oportunidade mas, isolado perante o guarda-redes inglês Collins, atirou ao lado.
O Chelsea respondeu por Solanke, que após trabalho de Brown na direita, falhou o quarto golo de forma incrível, ao atirar por cima de baliza aberta.
Já na compensação (90+1), Kovalenko a passe de Zubkov, reduziu para 2-3 mas não houve mais tempo para a reação ucraniana. A partida terminou logo de seguida e o Chelsea tornou-se Campeão europeu de juniores.
Comentários