O Sporting recebe esta terça-feira o Legia Varsóvia, em jogo da 2.ª jornada do Grupo F da Liga dos Campeões. Ambas as equipas vêm de derrotas na primeira ronda da prova: os ´leões` perderam em Madrid com o Real por 2-1 enquanto os campeões polacos foram goleados em casa pelo Borussia Dortmund por 6-0.

Na história das competições da UEFA, este será o terceiro encontro entre estas duas formações. Sporting e Legia mediram forças na época 2011/2012, nos 16-avos-de-final da Liga Europa, numa temporada em que a formação de Alvalade eliminou o Manchester City e o Metalist e só foi afastada pelo Athletic Bilbao nas meias-finais (vitória 2-1 em casa e derrota 3-1 fora).

Matias a decidir num onze com Patrício e João Pereira mas também Carrillo e Izmailov

Recuemos então até 2011/2012. O Sporting de Ricardo Sá Pinto vinha de uma vitória na Liga por 1-0 em casa frente ao Paços de Ferreira. Os ´leões` estavam a fazer uma época para esquecer a nível interno, já que ocupavam o 5.º posto com 35 pontos em 19 jogos, os mesmos do Marítimo, 4.º colocado, e menos oito que o SC Braga. O Benfica era o líder com 48 e o FC Porto era 2.º com 46.

Depois de um empate a duas bolas na Polónia, o Sporting precisava de vencer ou então conseguir novo empate, mas a zero bolas ou, no máximo, 1-1, para passar. O jogo foi decidido por um livre direto do chileno Matías Fernandez, num encontro em que Sá Pinto teve de fazer três substituições forçadas.

Nesse jogo, o Sporting alinhou com: Rui Patrício; João Pereira, Alberto Rodriguez, Polga e Insúa; Daniel Carriço, Stijn Schaars e Izmailov; André Carrillo, Matías Fernandes e Van Wolfswinkel. Jogaram ainda Capel, Bruno Pereirinha e Xandão.

Na primeira mão, na Polónia, registou-se um empate a duas bolas. Os golos do Sporting foram marcados por Daniel Carriço e André Santos, dois jogadores que saíram do banco. Vrdoljak e Wawrzyniak fizeram os tentos dos Legia.

Dessa equipa que eliminou o Legia Varsóvia em 2011/2012 na Liga Europa, só restam Rui Patrício e João Pereira no atual plantel do Sporting. Ambos deverão ser titulares esta terça-feira. O jogo está marcado para às 19h45 desta terça-feira, em Alvalade.